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        A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) e o SESI – Indústria do Conhecimento, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, irão iniciar em março o Projeto Xadrez 2012, que ao contrário do projeto executado no ano passado, que contemplou as escolas municipais com 10 aulas cada, o Projeto 2012, irá atender aos alunos da Rede Municipal no decorrer de todo período letivo de 2012.         O público alvo do projeto são crianças e adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária entre 09 e 14 anos, e busca atender cerca de 200 alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino.         Todas as escolas municipais serão contempladas com o projeto. Na zona urbana, os alunos das escolas Brincando de Aprender, Pingo de Gente, Efantina de Quadros, Arco Íris, Mundo da Criança e João de Lima Paes terão duas aulas de xadrez por semana. Os educandos interessados poderão participar das aulas de xadrez na própria escola que estuda, sempre em contraturno escolar. Já nas escolas da zona rural, Ministro Marcos Freire, Luis Cláudio Josué e Machado de Assis, os professores de educação física serão capacitados para trabalharem o tema durante as aulas. As atividades e o desenvolvimento dos alunos serão acompanhados pelos coordenadores do projeto.         Os professores Carlos Diego Dantas, Wagner Carlos Perigo e Willian da Silva Morais serão responsáveis pela docência das aulas do projeto.         Em entrevista cedida à revista Veja, o ex-campeão mundial Garry Kasparov aponta que “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que, nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhor desempenho em disciplinas como matemática e redação”.         O ensino de xadrez é também defendido por Wilson da Silva, mestre em Educação pela UFPR, doutor em Educação pela UNICAMP e pós-doutorando em Informática Educacional pela UFPR. Para ele “o xadrez merece crédito, porque ensina às crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta”.