A Secretaria Municipal de Educação - Semec, está preparando o final do ano letivo, estipulando calendário das últimas provas bimestrais, que vão acontecer entre os dias 25 de novembro a 7 de dezembro. De acordo com a Secretária Nair Lorencini Russo, os exames finais serão realizados entre os dias 13 a 17 de dezembro, em toda a Rede e o ano letivo será encerrado em 22 de dezembro.          No ano de 2010, a Educação Municipal em Nova Andradina tem muito a comemorar: estando entre as prioridades maiores da Administração do Prefeito Gilberto Garcia, houve uma resposta muito positiva na qualidade do ensino, medida pelo Ministério da Educação, onde as escolas apresentaram crescimento do IDEB que chegaram a mais de 60%, em relação ao IDEB anterior. Os alunos de todas as escolas foram agraciados com uniformes, e o Prefeito prepara para introduzir, no próximo ano o Ensino Apostilado, um sonho de todos os professores para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido. O Ensino Apostilado é uma modalidade de educação, onde o aluno recebe apostilas de todas as disciplinas, em material de ótima qualidade, apresentação esmerada, com didática comprovada, e que, pedagogicamente, tem sido considerado como o melhor sistema.         O Prefeito Gilberto Garcia já foi em Curitiba, onde verificou “in loco”, a execução do Sistema, e retornou entusiasmado, comprovando a eficácia do ensino apostilado. “Vamos introduzir, já no próximo ano, nas nossas escolas”, afirmou o Prefeito.         Por outro lado, as escolas municipais foram vitoriosas em praticamente todos os eventos externos que participaram. Ultimamente, a Escola Ministro Marcos Freire conquistou o troféu de campeã estadual em concurso realizado pelo Detran. E a Escola Efantina acaba de abocanhar os 1ºs e 3º lugares feminino e masculino no Torneio de Xadrez promovido pelo Sesi - Industria do Conhecimento.         E, para o próximo ano, o Prefeito ainda pretende introduzir, no uniforme dos alunos, um par de tênis e quem sabe, uma mochila, que com certeza, serão muito bem vindos, especialmente para os alunos oriundos de famílias de baixa renda.        “Estamos cumprindo nossa meta de priorizar, de fato, a Educação, porque acreditamos e estamos obtendo o retorno, com um Ensino de qualidade, formando cidadãos novandradinenses, comprometidos com um futuro muito melhor”, concluiu o Prefeito.         E a Secretária Nair lembrou que “se neste ano tivemos grandes conquistas, no próximo com certeza, vamos ampliá-las, pois queremos saltar do 3º para o primeiro lugar dentro do Estado, na qualidade do ensino oferecido”, finalizou. Hoje a rede Municipal tem 6.205 alunos matriculados, sendo 920 nos Centros de Educação Infantil, e 5.285 do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º anos.