Esta semana, a Secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, estará marcando a data para a realização da prova denominada AVAMSE-Avaliação Municipal da Secretaria de Educação, que tem como objetivo, avaliar o rendimento dos alunos da Rede.        A prova deverá acontecer com questões de Língua Portuguesa e Matemática, e servirá como base para a Prova Brasil que será realizada pelo Ministério da Educação, no próximo ano.        A Prova Brasil é a que avalia os índices de aproveitamento dos alunos de todas as redes do país, e que serve como parâmetro para se avaliar a qualidade do ensino oferecido. Pelo IDEB, o MEC pretende que as escolas atinjam a nota seis, até o ano de 2021. Vale ressaltar que, de acordo com o IDEB divulgado este ano, de acordo com as provas realizadas em 2009 (as provas são realizados de dois em dois anos), o ensino fundamental da Rede Municipal atingiu índices elevados, tendo conquistado a terceira posição no Estado, para os anos iniciais e a quarta posição para os anos finais do ensino fundamental.        De acordo com o Prefeito Gilberto Garcia, a meta é “ampliar as condições para que as nossas escolas possam continuar avançando na qualidade do ensino oferecido, e para tanto, não estamos poupando esforços e os professores, diretores e coordenadores estão contando com o apoio dos pais e da família em geral, para que possamos atingir o máximo de aproveitamento”, concluiu ele.

Departamento de Cultura abre inscrições para cursos nas áreas de circo, música e dança Os cursos realizados pela Fundação de Cultura, em parceria com o Governo Municipal, encerrados no dia 23, obtiveram grande sucesso, de acordo com a Coordenadora do Departamento Municipal de Cultura, Wanger Dantas. Agora, para a segunda etapa do Programa, que acontece em novembro, o Departamento abre inscrições para os seguintes cursos: categoria circo: para palhaço, a ser realizado de 19 a 21 de novembro; solo, de 3 a 7 de novembro. Na área musical, o curso de construção de instrumentos, a ser realizado de 3 a 7 de novembro. Didática e Metodologia para o ensino da dança: de 4 a 7 de novembro. Curadoria e Montagem de Exposição (área de Artes Plásticas) de 17 a 20 de novembro; O palco sobre as bases do ritmo e som (área de Música) de 17 a 21. Composição e Criação Coreográfica (dança), de 18 a 21 de novembro. Introdução à Fotografia de 20 a 27. Manipulação de materiais na construção da obra de arte (artes plástica) de 24 a 27. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Cultura, na Secretaria Municipal de Educação, nos fundos do Museu Municipal. Os cursos são totalmente gratuitos e realizados em parceria entre os Governos do Estado, através da Fundação de Cultura, e do Município.