O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que há quatro anos está implantado em Nova Andradina, realizou na tarde de quinta-feira, dia 10 de junho, um balanço das atividades desenvolvidas no município. De acordo com gerente da unidade local, Sandra Mara Denega, o trabalho está sendo coroado de êxito, com 817 atendimentos realizados desde a implantação do Senai em Nova Andradina. “Somente neste ano, nos primeiros seis meses, foram atendidas 100 pessoas, e a meta é atender 600 pessoas até o final do ano com os cursos de qualificação”, afirma.         Desde a sua fundação, em 2006, foram realizados cursos gratuitos nas áreas de atendimento ao público, eletricista predial, instalador hidráulico, mecânica de motor diesel, segurança para operador de empilhadeira, primeiros socorros, prevenção de acidentes, boas práticas de fabricação, análise de perigo e pontos críticos de controle, costura industrial, movimentação de produtos perigosos, transporte coletivo de passageiros, comandos elétricos, panificação e confeitaria, segurança no trabalho com eletricidade, solda elétrica, metrologia básica, operador de empilhadeira, tratorista, soldador elétrico, carpinteiro de obras, pedreiro, mecânico industrial, mecânico de manutenção industrial, operador de máquinas, comandos elétricos, e atualmente com duas turmas de instalador hidráulico, uma de soldador elétrico e outra de caldeiraria. “O mercado de trabalho é cada vez mais seletivo, muitas pessoas ficam fora por falta de formação profissional, que faz toda diferença no início de qualquer carreira profissional. A indústria disponibiliza os recursos para que possamos formar mão de obra qualificada, gratuitamente”, analisa Sandra.         Outro destaque apontado por Sandra Denega é a parceria com o Governo Municipal, que ela considera como muito presente e grande parceira das atividades. “Graças à parceria da Prefeitura, conseguimos ampliar o número de atendimentos, que tem sido bastante significativo para a indústria local”, expõe.          Finalizando o balanço das atividades, Sandra afirmou que as unidades do Senai no Brasil são indutores de fomentação para o uso de novas tecnologias, fortalecendo as indústrias de todo o País, com profissionais capacitados para desempenhar suas funções. “Não adianta ter tecnologia de ponta se a indústria não tiver profissional qualificado para operar e trabalhar com esta tecnologia. Hoje, temos um trabalho consolidado em Nova Andradina, e acreditamos que este potencial só tem a crescer”, conclui Sandra Denega.