O advogado do Município de Nova Andradina, Gustavo Pagliarini de Oliveira e o subsecretário de Recursos Humanos, Sandro Dias Santos, que integram a Comissão de Estudo de Viabilidade de instituição do Regime Próprio de Previdência no Município de Nova Andradina, conforme Portaria 106 de 08 de abril de 2010, participaram no período de 06 a 09 de outubro do 1º Congresso de Previdência de Campo Grande.         O Congresso tratou de diversos temas relacionados ao Regime de Previdência Própria e suas vantagens em relação ao Regime Geral de Previdência Social, gerido pelo INSS.         O evento contou com a presença de inúmeras autoridades, com destaque para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, para o Presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), Dr. Cesar Galhardo, e para o Gestor do Instituto de Previdência de Paraná (Paraprev), Dr. Renato Folhador Júnior, além de diversos auditores e consultores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como o Dr. João Ernesto Aragonês Viana, Dr. Delúbio Gomes Pereira da Silva e Dr. Otoni Gonçalves Guimarães, que se deslocaram de Brasília/DF a fim de proferirem palestras no evento.          Os palestrantes ressaltaram o atual déficit do Regime Geral de Previdência Social administrado pelo INSS, que atinge atualmente a casa dos R$ 48 bilhões anuais, criticando, sobretudo, o atual regime de custeio do INSS, que se baseia no sistema de repartição simples, em que os recursos arrecadados pelo Instituto são utilizados para pagamento dos benefícios atuais.         Os consultores e auditores ressaltaram as inúmeras vantagens da implantação do regime próprio de previdência, dentre elas, a possibilidade do servidor se aposentar com benefício igual aos seus vencimentos na ativa, o que não é possível atualmente no INSS, pois o Regime Geral de Previdência gerido pelo INSS apresenta um teto salarial, a possibilidade de tratamento isonômico a todos os servidores, o atendimento personalizado dos servidores aposentados, que são atendidos pelos próprios colegas servidores responsáveis pela gestão do Instituto, o que não ocorre no Regime Geral de Previdência Social do INSS, em que os servidores são tratados apenas como números do INSS, a possibilidade de capitalização do sistema que permite uma garantia de recursos futuros para conferir aos atuais contribuintes dinheiro suficiente para uma aposentadoria segura e sem surpresas, independentemente do número de contribuintes futuros, a possibilidade de participação dos próprios contribuintes na gestão dos recursos que servirão para a garantia de suas aposentadorias, a inexistência de fator previdenciário nas aposentadorias dos servidores, enquanto no INSS existe fator previdenciário, a possibilidade de percepção de auxílio doença correspondente a 100% do salário de contribuição, enquanto o INSS, paga, como benefício de auxílio doença, apenas 91% do salário de contribuição, a garantia de uma perícia realizada de maneira mais personalizada, e a inexistência de carência para a garantia dos benefícios, pois somente poderão ser beneficiários os servidores efetivos, e estes somente são integrados no sistema se empossados em cargo público, o que ocorre somente com a aprovação em concurso público.         Os servidores avaliam que a participação no 1º Congresso de Previdência de Campo Grande foi de grande valia para o estudo de viabilidade para instituição do Regime Próprio de Previdência dos servidores municipais efetivos do Município de Nova Andradina. “Continuamos os estudos para que possamos, ao final, estabelecer um plano que surta os efeitos desejados e possa corresponder às expectativas do Prefeito Gilberto Garcia, que tem como objetivo, beneficiar de fato, os servidores do Município”, concluiu o Dr. Gustavo.