Temas relacionados ao Meio Ambiente, como aquecimento global, água, poluição foram mostrados na Avenida Moura Andrade O desfile cívico de 7 de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, trouxe para a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade temas atuais. A “Independência do Brasil” foi mostrada através de temas como aquecimento global, rios e mares do planeta, ecologia, reciclagem de lixo, fauna e flora do cerrado, poluição, além das riquezas naturais do Estado, como o Pantanal. A apresentação da Banda Marcial Getúlio Vargas, de Nova Andradina, e das bandas convidadas de Vicentina e Glória de Dourados, foram pontos altos do desfile na avenida. Neste ano, a Polícia Militar abriu o desfile, contou um pouco de sua história em Nova Andradina e ainda apresentou os alunos do Programa de Resistência e Combate ao Uso de Drogas (PROERD). O desfile foi iniciado com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, que foi feito respectivamente pelo prefeito municipal Roberto Hashioka Soler, o juiz Maurício Petrauski, e o presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, durante a execução do Hino Nacional. O palanque de autoridades foi composto pelo prefeito Roberto Hashioka, primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka, o juiz Maurício Petrauski, o vice-prefeito Helder Faria, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Glauco José Lourenço, o tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, comandante do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, vereadores, secretários e padres. O presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, falou sobre os direitos conquistados ao longo dos anos, através da democracia, que ele considerou como uma luta cotidiana para trazer melhorias na saúde e defesa dos direitos humanos. “O País somos nós e este é um grande País, e mais felizes somos em termos construído nossa liberdade em Nova Andradina, a melhor cidade para se viver”, analisa. O vice-prefeito Helder Faria disse que o Brasil conquistou sua independência com muita luta e que o povo deve continuar lutando para conseguir sua independência financeira, na saúde e em todos os setores. A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que a liberdade só se faz, de fato, pela educação do povo, e que Nova Andradina tem caminhado no rumo certo, porque estão juntos o povo e o governo, cuidando dos alicerces da cidadania. “O trabalho do prefeito Roberto Hashioka, priorizando a educação, tem contribuído para que Nova Andradina se transforme neste celeiro de oportunidades”, destaca. O prefeito Roberto Hashioka parabenizou o povo de Nova Andradina, que com seu trabalho fez o município avançar de 9º para 7º no Estado, com projeção de que em julho de 2008, deverá alcançar a 6ª posição. Hashioka disse que a independência não se resume a apenas ir e vir, mas em ter uma vaga de emprego, um teto para morar, liberdade, paz e soberania para a promoção de uma economia forte, consolidando o município, Estado ou País. “Temos orgulho de ter um País com tantas potencialidades e um povo como o de Nova Andradina, que trabalha para conquistar o crescimento”, considera Hashioka.