O empresário Marcelo Paes Barreto, acompanhado do gestor agrícola Paulo Francisco, do gestor de Meio Ambiente Juhei Muramoto, do coordenador de Novos Projetos Fernando Yanosteac, e do gestor executivo de Novos Projetos Roberto Guimarães, estiveram em Nova Andradina nesta terça-feira, dia 04 de maio, quando apresentaram o projeto de investimentos da indústria de geração de energia e produção de álcool Terra Verde.         A reunião de trabalho foi realizada na sede do Senai, contando com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, empresários, produtores rurais e da imprensa local.         O secretário Fábio Selhorst fez a abertura da reunião, destacando que o projeto da Terra Verde é muito importante para o município, pois trará novos postos de trabalho, geração de renda e desenvolvimento para a cidade. Marcelo Barreto fez uma explanação geral sobre o projeto da indústria Terra Verde, que foi iniciado há dois anos, visando principalmente produzir etanol e geração de energia para o mercado externo. O projeto, de acordo com Marcelo, atingirá as cidades de Nova Andradina e Ivinhema, iniciando com arrendamento de terras e posteriormente trabalhar em parcerias agrícolas. “Temos vendidos o etanol para os próximos 15 anos, no mercado externo, com contrato firmado com a empresa Heelm Ag, presente em 32 países, no Mundo todo”, afirma.         O projeto da Terra Verde inclui cultivo 100% mecanizado, além da qualificação da mão de obra local para operar as máquinas, arranjos logísticos para escoamento da produção e venda para o mercado externo, sendo o principal trabalho buscar que Mato Grosso do Sul faça parte da rota do alcoolduto Maringá-Paranaguá.         De acordo com Marcelo, a Terra Verde já possui terras arrendadas nas fazendas Viscaya (Zeca Lopes) e Terra Roxa, sendo que na primeira foram adquiridas áreas para a construção e implantação da indústria. Outra preocupação da Terra Verde é gerar o mínimo possível de impactos ambientais, o que está sendo minuciosamente planejado, segundo explanação de Marcelo Barreto. “Estamos investindo 600 mil m³ de álcool para viabilizar o alcoolduto, e com isso, a Terra Verde se torna a segunda maior acionista do projeto, com 19,45%, tendo à frente a empresa Santa Terezinha, a maior indústria de etanol do Paraná e uma das maiores do Brasil”, declara.         Já o projeto de geração de energia será realizado em associação com a EDP (Eletricity of Portugal), empresa presente em nove países com foco na geração de energia elétrica para o mercado externo.