Com o objetivo de promover o congraçamento entre os alunos das várias redes de ensino, oportunizando-lhes a prática recreativa e reflexiva, dentro da perspectiva de uma educação integral, o SESI - Indústria do Conhecimento realizou, em parceria com a Semec - Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina, o I TORNEIO DE XADREZ, nos dias 10 e 11 de novembro, na sua sede.

Com uma grande participação e acolhida pelos alunos, o Torneio revestiu-se de grande sucesso, entusiasmando os participantes. De acordo com os organizadores, a expectativa foi amplamente superada e teve repercussão positiva entre os alunos, atingindo amplamente os seus objetivos.         A classificação final mostrou a Escola Municipal Efantina de Quadros como a grande vencedora, mas, para Wagner, da Indústria do Conhecimento, todos foram vitoriosos, pois demonstraram grande poder de concentração e técnica, que são requisitos exigidos pelo jogo do xadrez.         Veja agora o resultado oficial do Torneio: No individual masculino, o 1º colocado foi Luiz Henrique W. de Carvalho, da Escola Municipal Efantina de Quadros; ficando em segundo Thiago Scaliante Martins, da Escola Estadual Marechal Rondon. Em terceiro lugar, ficou Bruno da Silva Q. de Oliveira, da Escola Efantina e em 4º, Luciano Nunes da Silva, da Escola Municipal Brincando de Aprender.          No feminino, a classificação foi a seguinte: 1º lugar: Amanda Gama do Nascimento – Escola Municipal Profª Efantina de Quadros; 2º lugar: Naiely Thais G. dos Santos – Escola Estadual Marechal Rondon; em 3º lugar: Mariana Bissoli Brito – Escola Municipal Profª Efantina de Quadros e em 4º lugar: Talia Roberta dos Santos Lourenço – Escola Estadual Padre Anchieta         A classificação geral por escola ficou assim definida: 1°: Escola Municipal Efantina de Quadros - 30 pontos; 2º: Escola Estadual Marechal Rondon - 14 pontos;empatados em 3º: Escola Municipal Brincando de Aprender- 3 pontos e Escola Estadual Padre Anchieta, também com 3 pontos. A classificação por Professor de Educação Física apresentou a seguinte tabela: 1º- Marxelane Melo – Efantina de Quadros; 2º: Fernanda Nunes – Marechal Rondon; 3º: Áurea Teixeira – Brincando de Aprender e 3º: Regiane Magalhães – Antonio Joaquim e Padre Anchieta. O Sesi também destaca a participação de outros professores no evento, como Profª Lyse Guimarães, da Escola Nair Palacio; Profº Márcio Redigolo, da FINAN e especialmente a participação e colaboração da Secretaria Municipal de Educação.         De acordo com o Sesi-Indústria do Conhecimento, é importante salientar a importância do professor de Educação Física envolvido, já que alguns não demonstraram interesse na participação, não inscrevendo suas escolas. “Mas o resultado foi o melhor possível, e com certeza, vamos dar continuidade projetando novos certames, para proporcionar condições a que as escolas ampliem as atividades em jogos que inspiram a concentração e despertam o interesse dos alunos pelo uso do raciocínio”, disse Wagner, que é o coordenador do Sesi-Indústria do Conhecimento.          O Prefeito Gilberto Garcia e a Secretária de Educação Nair Lorencini Russo estiveram presentes no ato da premiação, juntamente com a diretora da Efantina de Quadros, Mara Ivane Costa, a professora responsável pelo xadrês na Escola, Marxelane Melo, a Coordenadora da Escola Brincando de Aprender: Maria do Carmo Silva e as professoras das demais escolas.          Na oportunidade, Nair destacou a importância de eventos como este que “buscam integrar e despertar o interesse dos alunos, por atividades sadias, que complementam a Educação formal”, disse ela, parabenizando a todos os participantes e especialmente os vencedores.         Gilberto comentou a grande importância da participação das escolas, em eventos realizados em toda a comunidade. E destacou que “a Educação tem sido a nossa grande preocupação, e vocês estão correspondendo, nos dando grandes alegrias. Todas as atividades têm sido de grande valia, e suas participações nos demonstram que quando investimos no ensino, o retorno é maior do que o esperado, porque vocês se dedicam, se preparam e demonstram todo o seu talento”, disse ele. Aproveitou para agradecer e parabenizar o SESI - Indústria do Conhecimento pela iniciativa, e prometeu “estaremos sempre juntos, porque nossos ideais são os mesmos: proporcionar condições para que nossos alunos, jovens e crianças, tenham uma Educação que os prepare para a vida”. Gilberto lembrou os grandes ídolos do Xadrez, e que demonstraram, no passado, uma enorme capacidade intelectiva, tendo sido, muitos deles, verdadeiros exemplos para o mundo todo. “Quem sabe daqui, não sairá um novo Mekinho”, disse ele, fazendo menção ao grande enxadrista brasileiro, que venceu campeonatos importantes, com muita projeção em todo o mundo.         O Coordenador do SESI - Industria do Conhecimento, Wagner Carlos Périgo agradeceu a presença das autoridades, e das diretoras e professores de Educação Física, e também ao apoio da Semec, que “foi indispensável para que pudéssemos realizar este evento”, disse ele, prabenizando os ganhadores, o seu colega Carlos Diego Dantas, os professores, as diretoras e autoridades presentes, agradecendo pela presença e apoio.