Neste dia 1º de março, Nova Andradina inaugurou novos cursos nas três instituições de ensino governamentais. O Instituto Federal de Tecnologia iniciou suas atividades, oferecendo cursos de Técnico Agrícola e Informática. Já a UEMS promoveu aula inaugural do curso de Licenciatura em Computação, evento que aconteceu no anfiteatro, contando com a presença do Conselho Consultivo, do Reitor e de autoridades como o Prefeito Gilberto Garcia e o Presidente da Câmara, Adriano Palópoli.     Abrindo os trabalhos, o Gerente da Unidade, Sonner Arfux Figueiredo fez uma retrospectiva da história da instituição estadual, e destacou que é a primeira unidade universitária da UEMS a promover curso de Licenciatura em Informática. Já o Doutor José Felice, Coordenador do Curso de Pós Graduação em Educação Matemática evidenciou a importância da Unidade de Nova Andradina, no contexto da instituição, que é hoje um pólo na Área de Exatas. Deu as boas vindas aos acadêmicos e exortou-os a estudarem “muito, porque aqui vocês não vieram para passar o tempo, mas sim para aprender e se qualificar”, disse, desejando sucesso a todos.     O Prefeito Gilberto Garcia, em seu pronunciamento, falou da oportunidade única, para os novos acadêmicos, de participarem de uma aula inaugural, marcando o inicio da sua trajetória universitária. Lembrou do privilégio que estão tendo, de adentrar em uma universidade onde a qualidade do ensino é prioridade, e que “Nova Andradina confia nos senhores e senhoras, porque, em breve tempo, é a vocês que vamos entregar os destinos de nossa cidade, do Estado e do País”, disse.     Para Gilberto, a UEMS contribui sobremaneira para o projeto de tornar Nova Andradina um pólo estudantil e que “dia-a-dia nossa cidade cresce enquanto cidade universitária, e em breve tempo, a indústria do Conhecimento se solidificará, como acontece hoje em Dourados, Maringá, e Prudente, transformando-se em pólo estudantil, importante não apenas para a economia do Município, mas como pólo difusor do saber”, ratificou. “Para isto, estamos trabalhando, dotando a Rede Municipal de Ensino do que é necessário, para que possam dar aos nossos jovens e crianças, a base necessária, a fim de que todos possam disputar as oportunidades, em igualdade de condições”, explicou, enquanto fornecia dados sobre as ações praticadas pelo seu governo, priorizando a Educação, como fonte de desenvolvimento social.     Gilberto ainda falou aos Mestres e Doutores sobre a missão de ensinar: “Nova Andradina lhes confia o que tem de melhor: nossa juventude, para que possam prepará-los e ao final deste curso, venham a refletir toda a competência com que lhes transmitiram o conhecimento e a experiência de vida”, disse ele.     Em seguida, houve a palestra do Professor Dr. Amaury de Castro Junior, convidado especialmente para a ocasião. Foi destacado ainda que, em função dos novos cursos promovidos pelas instituições de ensino governamentais, Nova Andradina torna-se um centro ainda maior de professores mestres e doutores, atuando junto aos alunos e acadêmicos, e enriquecendo ainda mais o já tão seleto rol dos educadores da cidade.