A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem tido a preocupação de promover uma campanha densa, agressiva em suas convocações, para que os grupos de risco de contrair a H1N1 (gripe suína), sejam efetivamente vacinados.         No entanto, de acordo com os números apurados, as metas estão longe de serem atingidas, muito embora, as ações estejam sendo intensificadas para atingir o maior número de pessoas. O Secretário Norberto Fabri esclareceu que “não há mais motivos para que as pessoas não compareçam, porque as vacinações estão sendo efetivadas todos os dias, além das concentrações e do chamamento que estamos procedendo. É fundamental que consigamos vacinar o maior número de pessoas, para evitar a contaminação”, disse ele, referindo-se especialmente às gestantes que, até o dia 24 deste mês tinham totalizado apenas 59,83% da meta, e os doentes crônicos somavam só 23%. Ao contrário destes, os idosos com doenças crônicas já totalizam 98,37% da meta. Dentre os adultos de 20 a 29 anos, foram 55,90% vacinados, e o total na cidade, até o momento é de 7.729 pessoas, quando o Estado soma 432.123 e o Brasil inteiro soma 36.691.388. A vacina continua até o dia 21 de maio.         No sábado passado (24) a Secretaria manteve o Centro de Especialidades Médicas aberto todo o dia, para vacinar as pessoas dos diversos grupos. Compareceram: 60 idosos com doenças crônicas, 30 doentes crônicos (não idosos), 230 pessoas entre 20 a 29 anos e 20 crianças de 6 meses a 2 anos. Por incrível que pareça, não compareceu nenhuma gestante, o que leva a Secretaria a fazer um novo apelo, para que compareçam e recebam a vacina.         Norberto voltou a explicar que a vacina não leva a nenhum risco e pelo contrário, é a forma mais segura de se imunizar contra a doença, e não há efeitos colaterais. “Não há riscos, e todos os grupos devem receber a imunização para que evitemos casos da doença em Nova Andradina” explicou o Secretário.         A partir do dia 21 de maio, começa uma nova etapa de vacinação da H1N1 e a partir do dia 8 de maio, serão vacinados os idosos (60 anos acima) contra a gripe sazonal (gripe comum). Os postos de vacinação continuam sendo o CEM e o PSF de Nova Casa Verde.