Em sua viagem à Brasília, o Prefeito de Nova Andradina, realizada esta semana, Gilberto Garcia participou das várias atividades programadas pela Assomasul, principalmente no que diz respeito à corrente municipalista, em favor do repasse dos royalties, provenientes da produção de petróleo. A votação na Câmara Federal, realizada neste dia 10, foi uma vitória dos Prefeitos, que conquistaram o direito de receber também os referidos royalties. Até então, somente os municípios costeiros, que produziam petróleo, eram beneficiados. Pelo Projeto aprovado pela Câmara, “haverá uma distribuição justa e equitativa destes recursos, pois todos os Municípios fazem parte da Federação e portanto, também têm direitos iguais”, explicou o Prefeito. Agora, o Projeto aprovado pela Câmara segue ao Senado e depois à sanção do Presidente. Estiveram presentes à Marcha, a grande maioria dos Chefes de Executivo de todo o País.         Uma outra luta, da qual o Prefeito de Nova Andradina participou em Brasília, foi quanto aos repasses do ITR. Juntamente com o Presidente da Assomasul, Beto Pereira e o Prefeito de Rio Verde, William Brito, Gilberto Garcia foi à Secretaria do Tesouro Nacional, na Capital Federal. Também participou da reunião o Diretor-Administrativo da Assomasul, Sr. Sebastião Nunes Garcia.          De acordo com as informações da Assomasul, os municípios que, no ano passado, aderiram ao convênio que dá direito de receber 100% do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, só conseguiram receber até hoje, a primeira parcela, em outubro de 2009, estando em atraso, portanto, as dos meses de novembro e dezembro, assim como a de janeiro deste ano.          O Prefeito Gilberto disse que a Secretaria do Tesouro Nacional esclareceu que houve um erro na classificação por parte da Receita Federal, o que estaria levando ao atraso na liberação dos recursos. Em 2008, quando apenas 50% do tributo eram repassados, as prefeituras de Mato Grosso do Sul receberam mais de R$ 18 milhões como parte da receita do ITR. Este ano, estima-se que o valor deve chegar a R$ 36 milhões, o que irá contribuir com as Prefeituras para que possam investir em benefícios para a população.          “Também visitamos os Gabinetes dos Parlamentares representantes de Mato Grosso do Sul, solicitando emendas ao Orçamento da União, reforçando pedidos feitos para a execução de projetos de infraestrutura, e mantivemos contatos políticos importantes, para sedimentar a posição de Nova Andradina no contexto estrutural do Estado”, pontificou o Prefeito, afirmando que “esta foi uma viagem de conquistas que brevemente, estarão rendendo frutos para nossa cidade”, concluiu.