Projeto pode gerar riqueza ao município e valorizar os imóveis dos proprietários, afirma a presidente da Agehab-MS, Maria do Carmo Lopes

João Cláudio

Dando prosseguimento ao trabalho de regularização fundiária em Nova Casa Verde, o governo municipal realizou na tarde de quarta-feira (24), a entrega de mais 20 títulos aos proprietários, para quem obtenham a escritura definitiva dos seus imóveis junto ao cartório de registro.

Como aconteceu nas duas etapas anteriores, a entrega aos moradores foi feita pelo prefeito Gilberto Garcia, Agehonva, vereadores e secretários municipais. O grande diferencial foi a participação da presidente da Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab-MS), Maria do Carmo Avessani Lopes, que pela primeira vez acompanhou a cerimônia, ressaltando a parceria do governo do Estado neste projeto inédito e inovador no país e que está garantindo a posse, de fato e de direito, aos proprietários de lotes.

João Cláudio

“Estamos cumprindo com o nosso objetivo, que é trazer moradia. Isso pode ser evidenciado com a assinatura de 128 contratos de apartamentos para atender as famílias de Nova Andradina e a entrega de mais títulos de regularização fundiária a Nova Casa Verde, que é uma maneira de trazer riqueza ao município. Até ontem vocês tinham a posse do seu imóvel, agora terão a escritura, o que valoriza a sua propriedade”, afirmou Maria do Carmo.

Outro benefício da concessão desta autorização é a economia junto ao cartório de imóveis, já que o valor para a obtenção da escritura para os contemplados é de apenas R$ 300,00, quando, normalmente, o custo gira em torno de R$ 4 mil.

João Cláudio

Já o prefeito José Gilberto Garcia iniciou seu pronunciamento respondendo a um pedido do vereador João Dan, que falou em nome da Câmara Municipal nesta solenidade, para a construção de casas populares para o distrito, destinada a famílias de baixa renda.

“Queremos trazer muitos projetos habitacionais para Nova Casa Verde, mas vamos precisar novamente da parceria do governo do Estado de MS. Até agora, este governo têm sido grande parceiro do nosso município, com investimentos não apenas na habitação, como na pavimentação da avenida Dilson Casarotto, construção da rede de abastecimento de água e tantas outras obras nos quatro cantos da cidade de Nova Andradina. Vamos levar mais este pleito e, tenho certeza, que com o apoio dos vereadores e dos deputados eleitos, seremos atendidos”, garantiu o chefe do executivo municipal.

Ao se referir a entrega de nova autorizações de títulos, Garcia destacou o alcance social dessa ação e parabenizou a todos os envolvidos neste processo de regularização, demonstrando a sua satisfação em trabalhar pelo desenvolvimento de Casa Verde, chamada carinhosamente por ele de "Princesinha do Cerrado". “Agora vocês são donos, podem reformar, fazer financiamento para ampliar o quatro, fazer um banheiro. O imóvel é de vocês. Isso é respeito com Nova Casa Verde, pois eu acredito no potencial da população que reside aqui. O distrito vai deslanchar com o apoio e a força de cada um de vocês e o trabalho da nossa gestão”, declarou o prefeito.

Até o momento, 959 moradores deram entrada ao pedido de regularização de imóveis e 30 títulos já foram aprovados pela Comissão de Regularização Fundiária.