Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Novos contemplados substituíram aqueles que não tiveram condições de construir ou desistiram do programa social de habitação

Cb image default
William Gomes

O prefeito Gilberto Garcia e a diretora da Agência de Habitação de Nova Andradina, Marcia Lobo oficializaram na tarde desta terça-feira (29), a entrega de 6 terrenos para a construção de casas do Lote Urbanizado.

A solenidade aconteceu na sala de reuniões do Gabinete Municipal com a presença das novas famílias comtempladas, que irão substituir aqueles que foram selecionados e não tiveram condições de construir ou desistiram de participar deste programa de habitação social.

A diretora da Agehnova acredita que o projeto vem dando certo graças a união de esforços entre Prefeitura, Governo do Estado e cidadão: a prefeitura fez a doação do terreno, o Estado constrói a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada entra com a mão de obra e a compra do material restante. O período é de 2 anos para construir o imóvel.

“É um presente de aproximadamente R$ 60 mil para cada família beneficiada, se levarmos em conta que recebem o terreno em doação e o alicerce. Não precisa pagar nenhuma prestação. Eles podem financiar o material de construção, construir a casa e ter um lar para morar o resto da vida”, explica Marcia Lobo.

O pedreiro Reginaldo e a esposa Angelita Gonçalvez estão casados há 11 anos, e sempre pagaram aluguel. Pais de 3 meninas, eles estavam radiando alegria por serem beneficiados com o lote. “Está sendo um sonho realizado. Valeu a pena fazer o cadastro, valeu a pena a espera, as lágrimas, porque Deus tinha feito uma promessa e neste ano começa a se concretizar essa vitória. Quero levantar a casa em três meses e me mudar logo. Minhas meninas quando ficaram sabendo pularam de alegria, porque vão ter o quartinho delas, escolher a cor. E todo tijolo que eu assentar, vou saber que é pra minha casa”, comentou.

Durante a entrega dos documentos, Reginaldo fez questão de elogiar a iniciativa do prefeito Gilberto Garcia de privilegiar as pessoas com menor poder aquisitivo.

“É o melhor projeto da habitação para ajudar a realizar o sonho de tantas famílias. Hoje, sou eu que agradeço. Amanhã terão outras famílias. O prefeito Gilberto pensa com o coração, ele olha pelas pessoas que precisam do auxílio do governo municipal. Isso é muito bom. Tem todo meu respeito e aprovação”, frisou o pedreiro.

Funcionária pública há 12 anos, Fabiana Possiano tem 3 filhos e vive de aluguel há 10 anos. “Agora vou investir em algo que é meu. Quando eu fui chamada pela Agehnova nem acreditei, quase explodi de alegria. Este final de semana já vou estar trabalhando na obra. Fazer a limpeza do terreno e começar logo a erguer as paredes. Não vejo a hora, é vida nova lá no Universitário”, disse, se referindo ao bairro em que vai morar.

Entusiasmado com os resultados alcançados até agora, o prefeito já faz planos para expandir o Lote Urbanizado no município. Para Gilberto, a maior vantagem do projeto é a inexistência de parcelas de financiamento imobiliário. “Acaba a construção, não tem prestação para pagar. Todo o sacrifício é recompensado porque você tem a sua casa, o seu patrimônio para deixar para os filhos e netos”, disse, lembrando que o governo municipal ainda auxilia com a disponibilização de um engenheiro para acompanhamento da obra, além de fornecer gratuitamente o ‘habite-se” e a escritura social do imóvel.

“Quero ser lembrado pelo trabalho em prol das pessoas mais humildes, do trabalhador que luta para conquistar uma vida melhor para sua família. Este é o maior legado que quero deixar”, declarou emocionado.