João Cláudio

Após quase 60 dias da entrega dos materiais de construção para 20 famílias do Bela Vista II, a diretora da Agehnova, Márcia Lobo, esteve no bairro para verificar o impacto que esse benefício teve na melhoria das condições de moradia dessas pessoas.

E a surpresa não poderia ser melhor. O visual das residências mudou. Uma transformação capaz de emocionar os moradores e a gestora do município de Nova Andradina.

João Cláudio

A dona Marcia Maria Garcia da Silva, 56 anos, mãe de dois filhos, é uma das beneficiadas. Ela contou que o material foi utilizado para rebocar e fazer uma calçada no entorno da casa. “Quando eu me mudei pra cá, coloquei as coisas dentro e pedi proteção a Deus. O vento entrava pelos tijolos, não tinha segurança. Agora eu estou bem, não posso me queixar. Posso dizer que hoje tenho minha casa, tenho outra vida. Essa ajuda que o prefeito deu pra gente foi muito boa mesmo. Eu agradeço muito o seu Gilberto, o Nenão e a Márcia por tudo que fizeram pela gente. O próximo passo é colocar um piso nos cômodos”, ressalta, planejando novas melhorias.

João Cláudio

Mãe de dois filhos, Gislaine Moura, 30 anos, disse que quando entrou na sua moradia tinha apenas duas paredes erguidas, a do quarto e do banheiro. Foi o próprio esposo que levantou os outros cômodos, colocou as portas, janelas e o telhado. “Primeiro foi a entrega do título provisório, que me deu a garantia de que tenho um teto onde pôr os meus meninos. Depois, foi a entrega dos materiais, onde consegui rebocar e fazer o acabamento. Ainda tenho cimento e areia para fazer outras melhorias. A gente divide o serviço em parcelas, paga e vai dando um passo após o outro”, destaca a dona de casa, que agradece o poder público. “Foi uma luta grande e sem o governo municipal não íamos dar conta de fazer tudo sozinhos”.

O autônomo, Leandro Alberto Lima de Araujo, 32 anos, é uma espécie de líder do bairro e no seu tempo livre dedica-se a fazer melhorias na sua própria residência e ainda dá uma mão nas obras da vizinhança. Casado com Sandra Arruda Duarte Araujo e pai do Lucas Leandro e da Camile Gabriele ele relembra quando foi recebido no gabinete do prefeito Gilberto Garcia para pedir ajuda e resolver o impasse da paralisação das obras do residencial.

“Reunimos as famílias e fomos até o prefeito, ele abriu as portas da administração, cobramos nossos direitos e fomos atendidos. Hoje, estamos na nossa casa, com o título em mãos. Aí veio esse material e é uma ajuda muito grande. Isso é ótimo, porque só a gente, não consegue né(sic). Você trabalha assalariado, paga as contas e não sobra nada. Mas, nós queremos dar o melhor pra nossa família, o conforto, a segurança e, o governo municipal nos deu essa tranquilidade”, declara o autônomo.

João Cláudio

Para a diretora da Agehnova, Marcia Lobo, a entrega dos materiais tem um impacto positivo na vida das famílias e também na economia do município. “É gratificante ver o brilho nos olhos de cada morador, vibrando pela sua conquista. Isso é dar dignidade, é realmente priorizar as pessoas. Sinto feliz por ajudar a realizar este sonho da casa própria, de ver o resultado desse projeto social, no qual o governo municipal vem se dedicando todos os dias. Ganham as famílias, e ganha o comércio, que vende mais, girando a roda da economia”, declarou a gestora.

No total, as famílias receberam 635 sacos de cimento, 900 sacos de cal, 190 metros cúbicos de areia, tintas, seladores acrílicos, batentes, portas, guarnições, fechaduras, bancadas de mármore sintético e materiais de instalação hidráulica e sanitária, entre outros produtos de acabamento.

O valor do convênio entre a Prefeitura de Nova Andradina, através da Agehnova (Agência de Habitação Municipal) e governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agencia de Habitação de MS) é de R$ 94.534,62. As 20 unidades habitacionais beneficiadas fazem parte do Programa FINIS – Fundo Nacional de Habitação e Investimento Social.