Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Nesta sexta-feira (30), mais 40 famílias assinaram o contrato de financiamento firmado junto ao programa Minha Casa Minha Vida

Cb image default
João Cláudio 

A gestão municipal realiza uma verdadeira revolução em matéria de política habitacional em Nova Andradina. Na contramão do país, que enfrentou neste período uma forte recessão econômica e, em consequência disso, um acentuado refluxo dos projetos habitacionais, especialmente, o Minha Casa Minha Vida, o Governo Municipal, na pessoa do prefeito Gilberto Garcia, vem articulando parcerias de sucesso, rumo ao cumprimento da meta de construir mil casas em apenas 4 anos de mandato.

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (30), na Caixa Econômica Federal, agência Nova Andradina, mais 40 pessoas selecionadas assinaram o contrato de financiamento firmado junto ao programa Minha Casa Minha Vida, autorizando a construção de mais unidades habitacionais no Jardim Primavera.

Além do comparecimento dos beneficiários e seus familiares à agência, formando a plataforma de autoridades, a cerimônia contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, da primeira dama do município e vereadora Joana Darc Bono Garcia, do vereador Valmirá do Pax, do gerente da Caixa Thiago Barros de Matos, do correspondente da Caixa Augusto Procópio, do engenheiro da empresa Laterza José Alfredo Lenza Mendes, da diretora da Agehnova Marcia Lobo e dos secretários municipais Julio Cesar Castro Marques e Emerson Nantes.

O gerente da agência da CEF de Nova Andradina, anfitrião do ato, saudou as famílias selecionadas e enalteceu a iniciativa do Governo Municipal, que segundo ele, de modo competente, executa políticas habitacionais bem sucedidas, com esforços concentrados em realizar sonhos e diminuir o déficit habitacional no município.

“O que estamos celebrando hoje é resultado do esforço de muitas mãos. Esse modelo de gestão adotado pela prefeitura de Nova Andradina é referência para outros municípios, por ser tão bem feito, bem elaborado, desde a elaboração do projeto até a sua execução, o que agiliza a construção das casas; desde já, desejo um feliz ano novo, ano que será concretizado o sonho da casa própria”, discursou Thiago Barros.

Falando em nome do Legislativo Municipal, a vereadora Joana Darc parabenizou os futuros moradores do Jardim Primavera e atribuiu às parcerias e ao empenho particular do prefeito de Nova Andradina, a realização do projeto. “É maravilhoso ver que o resultado do trabalho da administração Gilberto Garcia vai concretizando o sonho de tantas pessoas. Sei da luta do nosso prefeito, do quanto leva a sério seu objetivo de entregar mais de mil casas até o final do mandato e acredito que ele vai conseguir porque tem credibilidade e é um homem de palavra”, garante a primeira dama.

Cb image default
João Cláudio

Ao discursar, Gilberto Garcia destacou os projetos que já estão em andamento e falou do desafio de construir mil casas até 2020. Gilberto comemorou os resultados do trabalho de sua gestão e indicou que as realizações e conquistas são compromissos de campanha resgatados, contrariando pessimistas.

“Duvidaram que seríamos capazes de resgatar o compromisso de construir mil casas em apenas 4 anos. Alcançamos esta marca em nosso primeiro Governo e vamos repetir o feito porque sabemos o caminho a ser trilhado. Nem terminamos 2018 e já somamos 802 moradias contratadas. Só no Jardim Primavera, que serão mais 400 casas construídas pela ‘Laterza’, já temos 100 unidades com contratos assinados e que serão entregues até o final de março de 2019; até lá, já teremos outras 100 casas com ordem de execução. Não tenho dúvida de que chegaremos à nossa meta, visando sempre cumprir o nosso lema gente em primeiro lugar”, comemorou o prefeito.

Cb image default
João Cláudio

O casal Adriana dos Santos Silva, 35 anos, moradora de Nova Andradina desde os 5 anos de idade e Naurenberg, 31 anos, nascido no município, parabenizou a prefeitura por realizar o primeiro dos sonhos de toda família que se constitui, que é ter sua casa própria, e ainda, pagando parcelas mais em conta que o preço do aluguel praticado no mercado local.

“Nosso sonho vai se realizando. E a partir de agora, ao sair do aluguel, vamos pagar pelo o que é da gente. Quando se tem filho, quando se é uma família, a primeira grande conquista almejada é a casa própria e a que estamos assinando hoje, pelas fotos é muito linda, estou muito ansiosa, não vejo a hora de estar morando nela com minha família”, relata Adriana, que por conta da ansiedade, prefere acompanhar o andamento do projeto pela página da prefeitura no facebook.

Para outro casal contemplado, Fabrícia Braga, 30 anos, moradora de Nova Andradina há 5 anos e Marcelo dos Santos Garcia, 42 anos, nascido no município, ter uma moradia própria é a garantia da segurança e do futuro da família. Pais de duas crianças, Valentina de 5 anos e o Marcelinho com 5 meses de vida, Fabrícia e Marcelo fizeram o cadastro ainda neste ano e foram selecionados por se enquadrarem à renda exigida entre R$ 1.500,00 a R$ 2.600,00, além não ter restrições de crédito. “Estou muito feliz por esta oportunidade única. Com a casa própria, nós que moramos em imóvel da família, daremos maior segurança às nossas crianças e poderemos pensar em melhorar ainda mais a nossa nova casa, em sonhar novas conquistas”, disse Fabrícia.

As 400 novas unidades habitacionais do Jardim Primavera, construídas pelo projeto Minha Casa Minha Vida, através do fundo do FGTS dos contemplados, é resultado entre a parceria Município, Estado, União e mutuários. A prefeitura entra com a doação do terreno e legalização dos lotes, além da iluminação pública, o Estado com as redes de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário, a União com o financiamento subsidiado da obra da casa, com o calçamento de passeios públicos e pavimentação asfáltica; os mutuários com a entrada do imóvel através do FGTS e pagamento de parcelas.