Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Corpo de Bombeiros solicitou ao prefeito Gilberto Garcia dados técnicos da pista para verificar viabilidade da operacionalização dos serviços de resgate aéreo pela corporação

Cb image default
Foto: João Cláudio

Nesta quarta-feira (30), o prefeito Gilberto Garcia acompanhou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina, Major Pablo, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, em visita ao Aeroporto de Nova Andradina, apresentando-lhe a pista de pouso e decolagem visando à operacionalização do serviço de resgate aéreo da Corporação.

O comandante do Grupamento local solicitou dados técnicos, localização da pista e anunciou que a partir de próximo mês vai ativar o serviço de resgate aéreo na Corporação visando levar o atendimento às localidades que contarem com aeroporto ou pista de pouso.

Uma aeronave (modelo Baron, prefixo BE-58, ano 1984) estará disponível para realizar atendimentos de socorro aéreo, como transporte de vítima politraumatizada em acidente rodoviário, transporte de órgãos e tecidos humanos e transporte inter-hospitalar de pessoas em estado grave.

A novidade do serviço dentro da Corporação é uma conquista para todos sul-mato-grossenses, que poderão contar com ampliação do serviço dos bombeiros militares. O resgate aéreo, cuja operacionalização ficará a cargo do Grupamento de Operações Aéreas dos bombeiros (GOA), atenderá todo estado de Mato Grosso do Sul de acordo com critérios de urgência e emergência pré-estabelecidos visando à eficiência do serviço.

De acordo com o Comandante Geral dos bombeiros, Coronel Joilson Alves do Amaral, a disponibilização da atividade especializada da Corporação será democrática. “Iremos atender indistintamente qualquer pessoa no estado cujo quadro de saúde seja grave e requeira celeridade. A aeronave aumenta a expectativa de vida e reduz o desconforto da vítima”, pontua o oficial. 

Cb image default
Foto: João Cláudio

Gilberto Garcia confirmou que está aberto o edital de licitação para contratação da empresa que irá executar as obras de recuperação da pista do aeroporto, com previsão de início para a segunda quinzena de novembro. “Toda a infraestrutura necessária para a viabilização deste importante modal de transporte será realizada com recursos próprios do município. Pavimentação, sinalização e melhorias serão executadas para obtenção da homologação da pista pela ANAC. Em breve, todas as aeronaves poderão aterrissar em solo nova-andradinense”, anunciou o prefeito.

Cb image default
Divulgação: CBMMS

Dados sobre a aeronave

A aeronave dos bombeiros tem capacidade para seis pessoas, sendo a tripulação mínima 2 pilotos, 1 médico e 1 enfermeiro. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul possui 5 oficiais pilotos que estarão de plantão para atender as solicitações.

O avião dos bombeiros é chamado de “aeronave bombeiro 02”, tem autonomia de 4 horas e meia de vôo e é classificado como ambulância aérea tipo E de salvamento aéreo, sendo equipada com kit de resgate aéreo homologado e equipamentos portáteis como cardioversor, bomba de infusão e ventilador pulmonar. Para o transporte de vítimas será necessário que um médico e um enfermeiro tripulem a aeronave.

De acordo com os bombeiros, inicialmente, o serviço de resgate aéreo será ativado mediante demanda dos serviços de saúde e da Corporação, mas, posteriormente, os municípios deverão se conveniar junto à Corporação visando à parceria.