Em construção no Bela Vista II, cada residência conta com sala-cozinha, quarto, banheiro e varanda. O condomínio é exclusivo para pessoas idosas.

foto: Bruno Seleguim

Assim como acontece em todo país, o aumento no número de idosos em Nova Andradina é uma realidade e significa que a expectativa de vida cresceu. Mas é preciso se preparar para atender a este público com necessidades próprias e muita experiência de vida.

Demonstrando sua preocupação com à terceira idade, o governo municipal oferece inúmeros benefícios, que possibilitam um envelhecimento com ótima qualidade de vida, saúde e, principalmente, dignidade.

A iniciativa mais recente, criada pelo prefeito Gilberto Garcia, é a oferta de moradias especialmente voltadas a essas pessoas. O programa habitacional foi intitulado de Condomínio do Idoso. Trata-se de uma área residencial situada no Jardim Bela Vista II, onde estão sendo construídos 10 blocos com um total de 20 moradias para atender pessoas com 60 anos ou mais.

foto: Bruno Seleguim

As obras de construção dos imóveis começaram no final do primeiro semestre deste ano e seguem avançadas. Em cada bloco, lado a lado (geminada), estão erguidas duas unidades habitacionais, com área total de 61,81m². Cada residência (30,91m²) conta com sala-cozinha, quarto, banheiro e varanda.

A primeira etapa do empreendimento, que engloba a construção das 20 unidades, está 65% concluída, sendo que a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2019. No momento, estão sendo executadas as instalações do revestimento da parede dos sanitários e a cobertura do telhado, com serviços de carpintaria e colocação de telhas.

No local também está previsto a construção de uma área de convivência e lazer, academia de saúde, quiosques e outros equipamentos esportivos para uso exclusivo dos idosos. Porém, isso deve começar a ser feito após a entrega das moradias aos futuros moradores.

foto: Bruno Seleguim

Essas melhorias fazem parte da segunda etapa de construção do empreendimento. Primeiro, serão realizadas a seleção dos idosos, sorteio e entrega oficial das casas aos contemplados. O projeto será executado por etapas, com recursos do município e a parceria da Caixa Econômica Federal.

O valor total do investimento é de R$ 577.822,83. A principal diferença entre o Condomínio do Idoso e os demais programas habitacionais é que o município apenas transfere o usufruto do imóvel ao idoso selecionado. Caberá a Agehova elaborar um termo de referência definindo quais os critérios para disponibilizar as 20 unidades à população idosa.