Investimentos em obras de recuperação viária vão ultrapassar a R$9 milhões, prevê setor de Infraestrutura do município.

Nova Andradina recebe a partir desta terça-feira (21), a maior frente de recuperação asfáltica de sua história, com investimentos que, até o fim do semestre, vão ultrapassar R$9 milhões, considerando recursos próprios da prefeitura, somados a um contrato do Governo do Estado, publicado em Diário Oficial, pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) orçado em R$ 5,2 milhões.

A maior das frentes de obras, iniciada hoje pelo Portal do Parque, deverá contemplar com recapeamento asfáltico, ruas e avenidas da região central e outros 6 bairros da cidade. Estes recursos do Governo do Estado foram pleiteados pelo prefeito Gilberto Garcia ainda no ano passado, quando Reinaldo Azambuja exercia a chefia do Executivo Estadual.

Noutra frente de atuação, empreitada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, ruas de Nova Casa Verde, do centro da sede do município e ruas adjacentes estão recebendo ações de recuperação de sua malha asfáltica, com investimentos de aproximadamente R$2,5 milhões. O envelhecimento do pavimento asfáltico de Nova Andradina é o principal desafio da infraestrutura urbana, indica o secretário Júlio César Castro Marques.

"Após levantarmos os recursos financeiros junto aos governos do município e do Estado, e finalizarmos o planejamento de ação, estamos prontos para enfrentarmos a situação crítica que se encontra a pavimentação asfáltica de Nova Andradina" pontuou Júlio César.

O secretário explicou ainda que as vias que vão receber o novo revestimento, terá a aplicação de asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que é uma massa asfáltica de maior resistência e durabilidade, geralmente utilizada em rodovias, diferentemente do material usado na pavimentação de pelo menos 80% das vias urbanas da cidade, feito apenas com tratamento superficial duplo, de vida útil reduzida, situação agravada por um sistema de drenagem pouco eficaz, potencializando a degradação a cada chuva com alto índice pluviométrico.

Para complementar estas ações iniciadas, a prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, abriu novo processo de contratação de uma terceira frente de ação de recuperação viária, com previsão de investir mais R$1,5 milhão, de recursos da municipalidade, contemplando vias de outros 4 bairros, ainda neste semestre, que vão receber a aplicação de micropavimento, que trata-se de uma película de emulsão asfáltica modificada por polímeros e misturada com pequenos agregados.