Lâmpadas de led garantem mais economia e segurança pública. Projeto credencia Nova Andradina a captar financiamento com recursos da Cosip

João Cláudio

A Prefeitura de Nova Andradina encaminhou para aprovação dos vereadores um projeto de lei que vai possibilitar ao consumidor a diminuição do valor da conta de energia elétrica em até 20%, além de garantir mais economia aos cofres do município e segurança pública aos nova-andradinenses.

A autorização do poder legislativo credencia Nova Andradina a captar recursos por meio de financiamento no valor de até R$ 5 milhões através de linhas de crédito da união, por meio da Caixa Econômica Federal, preparando a Cidade Sorriso para o futuro.

O plano da Prefeitura é fazer a troca de 6995 pontos por lâmpadas de LED e obter economia equivalente a 30% e com isso, conseguir honrar o pagamento do financiamento obtido junto ao banco. A carência para o início do pagamento é de 24 meses, ou seja, o município pagaria a primeira parcela somente a partir de 2023.

João Cláudio

De acordo com o secretário de infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, a aprovação do projeto é uma exigência legal do governo federal para a captação desses recursos. O financiamento será pago com recursos exclusivos da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública).

“É um projeto que estamos trabalhando há mais 2 anos, com a elaboração de estudos técnicos e levantamentos sobre gastos públicos com manutenção e novos investimentos. Para pleitear esse financiamento junto ao banco precisamos desses dados e da aprovação da Câmara. A preocupação do governo municipal neste momento é com a crise do Coronavírus, mas temos que planejar a cidade para os próximos anos. O município não pode parar”, declara Júlio Cesar.

O secretário da pasta afirma que não há garantia de que o projeto seja aprovado pela Caixa, de imediato, mas a Prefeitura não pode perder esse grande benefício à população. Além disso, a melhoria da eficiência energética é uma recomendação do Ministério Público e uma reivindicação do Conselho Municipal de Segurança.

“Modernizamos a iluminação de todas as praças públicas. Hoje, as famílias ganharam mais uma opção de lazer, com total segurança. Vamos estender isso para toda a cidade, reduzir os gastos públicos com iluminação e ainda proporcionar a diminuição nas contas de energia do cidadão nova-andradinense”.

Finalizando suas considerações, o secretário lamentou as críticas de alguns adversários políticos que estão utilizando as redes sociais para distorcer o projeto, criar fake News e usar da boa-fé das pessoas para atingir o prefeito Gilberto Garcia em ano de eleição. “Esta é uma linha de crédito aberta aos municípios com capacidade de pagamento, que veio em meio a esta pandemia mundial. Não estamos tirando dinheiro da saúde para investir em iluminação. É uma verba carimbada para essa finalidade. Criar uma polêmica em cima disso é uma forma suja de fazer política, totalmente descabida e inoportuna. Como gestores temos que tratar o assunto com responsabilidade, coerência e transparência”, encerra o secretário municipal de infraestrutura.

aHR0cHM6Ly93d3cuZmFjZWJvb2suY29tL3ByZWZlaXR1cmFkZW5vdmFhbmRyYWRpbmEvdmlkZW9zLzg2NTQwNDA5MzkyNjk1NC8=