Projetos de implantação de sistema de transmissão ao vivo de compras públicas e do Centro de Idiomas e Tecnologias garantem premiações ao prefeito de Nova Andradina

José Gilberto Garcia, chefe do poder executivo de Nova Andradina

Dois projetos de tecnologia estratégica e melhoria da gestão pública garantiram ao chefe do poder executivo de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, o título de Prefeito Inovador 2022.

A honraria foi entregue aos gestores que se destacam no cenário regional e brasileiro no 1º Congresso Sul-mato-grossense de Cidades Digitais e Inteligentes promovido pela Rede Cidade Digital, com o apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e de outras empresas do segmento de tecnologia da informação.

coordenadora do CIT, Silmara Lemes

O reconhecimento ao gestor de Nova Andradina veio a partir da implantação do sistema de transmissão ao vivo de compras públicas do município com a finalidade de dar transparência as licitações; e da criação do Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT), que oferece aulas de informática, libras, inglês e espanhol gratuitamente à população.

Silvano Crivelli, Sérgio Maximiano e Raphael Augusto Perpétuo

A administração municipal foi representada pelos diretores de tributação, tecnologia e suporte, Sérgio Maximiano, Silvano Crivelli e Raphael Augusto Perpétuo, e a coordenadora do CIT, Silmara Lemes, respectivamente.

O prefeito Gilberto Garcia não pode participar da cerimônia de certificação e premiação dos projetos inovadores. Contudo, recebeu em mãos às homenagens e fez questão de falar sobre os investimentos em tecnologia e inovação feitos durante as suas gestões.

“A tecnologia se tornou indispensável para o desenvolvimento dos municípios. Não dá mais para se pensar no serviço público, em buscar melhorias na qualidade de vida, sem o uso de tecnologia. Neste evento, nossos servidores tiveram a oportunidade de interagir e compartilhar experiências bem-sucedidas com outros municípios, tiveram contato com políticas públicas que servem de inspiração e podem facilitar a vida das pessoas. Essa troca de conhecimento é muito importante”, ressaltou a coordenadora do CIT.

Centro de Idiomas e Tecnologias já garantiu outras premiações ao município

Além desta premiação de Projeto Inovador 2022, o Centro de Idiomas e Tecnologias foi destaque no cenário estadual há três anos, em reconhecimento ao esforço e investimentos do governo municipal em tecnologia, educação e melhoria dos serviços prestados.

Segundo a professora e coordenadora Silmara Lemes, a utilização das tecnologias foi uma experiência muito positiva para o CIT, especialmente, durante a pandemia, quando as mudanças foram necessárias para não interromper a oferta dos cursos.

“Oferecemos todos os cursos, só que online e os resultados se mostraram muito eficientes. Com esses avanços, hoje estamos atendendo o Brasil, através do curso livre online no ensino das Libras. A transformação digital muda a forma de agir e pensar das pessoas e o desafio do CIT é adapta-las a esse novo modo cultural”, conta Silmara.