Público pode acompanhar a cerimônia e conhecer o novo espaço artístico-cultural, através de live transmitida ao vivo nas redes sociais

Foto: João Claudio

O mais moderno e maior Centro de Convenções do interior de Mato Grosso do Sul foi entregue oficialmente pelo Governo Municipal de Nova Andradina no início da noite desta segunda-feira (10), em solenidade restrita apenas às autoridades municipais e familiares de Silvio Ubaldino de Sousa, que dá nome ao grandioso empreendimento público.

O público em geral pode acompanhar a cerimônia e conhecer o novo espaço artístico-cultural, através de live transmitida ao vivo na página de facebook da Prefeitura de Nova Andradina.

Foto: João Claudio

Um vídeo institucional apresentou um histórico desta obra emblemática, resgatando a sua construção em 4 etapas, viabilizada com recursos próprios da Prefeitura, na ordem de R$ 2.297.151,48 e contrapartidas de emendas parlamentares do deputado Marçal Filho, no valor de R$ 1,6 milhão, e do ex-senador Delcídio do Amaral, cujo montante foi aproximadamente R$ 700 mil, totalizando R$ 4,9 milhões em investimentos.

Esses dois parlamentares participaram da cerimônia (Marçal presente pessoalmente, e Delcidio, por vídeo) e fizeram questão de deixar sua mensagem aos nova-andradinenses pela brilhante conquista deste Centro de Convenções, localizado na Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, na Praça Geraldo Mattos Lima.

Foto: João Claudio

O prefeito Gilberto Garcia, primeiramente, fez referência a homenagem a Silvio Ubaldino de Sousa. “É uma justa homenagem a um dos pioneiros, ícones do rádio e da comunicação local, organizador de eventos como Show Dominical, Fejuna, Miss Nova Andradina, fundador do Jornal A Folha, entre outros serviços prestados ao município e ao estado de MS”, declarou.

Em seguida, ressaltou a importância deste espaço para a classe artística local e anunciou que nas próximas semanas o Centro de Convenções terá uma agenda de lives com artistas “prata da casa”, para comemorar esta conquista que é de todos os nova-andradinenses.

Foto: João Claudio

“É mais uma página da história de Nova Andradina sendo escrita e tive a oportunidade de realizar praticamente 80% desta obra. Com a determinação dos nossos secretários, vontade política, apoio do governo federal, de nossos parlamentares e seriedade no trato aos recursos públicos é possível realizar obras que melhoram a vida das pessoas e projetam nossa cidade nacionalmente”.

Por último, Gilberto Garcia discursou para a classe artística. “Temos aqui muito talentos na música, no teatro, na dança, potencial para desenvolver o turismo de eventos, realizar exposições, enfim, essa inauguração nos coloca num outro patamar e, logo que acabar essa pandemia, vamos promover grandes eventos que irão nos deixar com mais orgulho ainda de ter feito parte dessa história”.

Em nome da família do saudoso Silvio Ubaldino de Sousa, o seu filho Rogério de Sousa, agradeceu ao poder executivo, a Câmara Municipal e a todos os colaboradores pela homenagem. Ele disse que os irmãos, sobrinhos e netos visitaram o local na data de ontem e puderam ver a magnitude desta obra. Na solenidade, estavam presentes a esposa Marlene, os filhos Silvio de Sousa Júnior, Adriana e Patrícia de Sousa.

“Para nós é uma honra ver o nome do nosso pai marcado na história da cidade. Eu, minha mãe, meus irmãos, agradecemos ao prefeito pelo presente que nos deu. Toda vez que passamos aqui na frente meu sobrinho fala: olha a casa do vovô. Então, para nós é uma emoção muito grande”, disse emocionado.

Foto: João Claudio

Atendendo às normas de biossegurança de prevenção ao novo coronavírus, as autoridades ficaram perfiladas no palco e nas poltronas do auditório, respeitando o distanciamento social.

Estiveram presentes o vice-prefeito Nenão, primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, presidente do legislativo, Vailton Sordi (Amarelinho), vereadores Ricardo Lima, Antonio Thomaz, Robertinho Pereira, Wilson Almeida e Valmira do Pax, assessor do governo do estado de MS na região, Márcio Andrade, representantes das forças de segurança (PM, PRF, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil), do comércio local (Acina), secretários municipais, Fundação Nova-andradinense de Cultura, Conselho de Políticas Culturais, Banda Municipal Getúlio Vargas, Simspna, Simted, imprensa falada e escrita.

A entrega simbólica do prédio foi eternizada com o descerramento da fita na porta de entrada e, em seguida, da placa inaugural do Centro de Convenções.