A contrapartida do município é de R$ 240 mil. Novos veículos serão utilizados para o transporte de estudantes, sinalização viária e agricultura familiar

Fotos: João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina está investindo R$ 1 milhão na compra de novos veículos, para diversas áreas da administração. Os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e emendas parlamentares dos deputados Vander Loubet e Zeca do PT. A contrapartida é de R$ 240 mil, financiados com recursos próprios do orçamento do município.

Fotos: João Claudio

O maior montante foi aplicado na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, com recursos do FNDE no valor de R$ 455.462,00 para a aquisição de 2 ônibus escolares utilizados para o transporte rural de estudantes, através do Programa Caminho da Escola. Ambos os ônibus são adaptados para cadeirantes e assentos exclusivos para deficientes, sendo um com capacidade para 44 passageiros e outro que pode atender até 59 passageiros sentados.

Fotos: João Claudio

A agricultura familiar será outro setor beneficiado. Para esta área, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), foram entregues máquinas e equipamentos agrícolas com um investimento total de R$ 390.259,95. Nesses valores estão inclusos a aquisição de duas patrulhas mecanizadas.

Fotos: João Claudio

A primeira trata-se de uma patrulha de forrageira, equipada com trator e uma colhedora de forragem, plantadeira e adubadeira e um reboque agrícola basculante hidráulico. Os recursos foram empregados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no valor total de R$ 185.079,95 através do deputado Zeca do PT, com contrapartida do município no valor de R$ 180,00, totalizando R$185.259,95.

Já a segunda patrulha adquirida pelo valor de R$ 205.000,00, conta com trator e um terraceador de arrasto. O dinheiro também foi repassado pelo MAPA, por meio de emenda do deputado federal Wander Loubet e contrapartida de R$ 19.090,02 da municipalidade.

Fotos: João Claudio

Para o setor de serviços públicos foi adquirido um triciclo para sinalização viária horizontal no valor de R$ 124.500,00, com recursos próprios da Prefeitura, arrecadados por meio de multas e outras fontes do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran). A máquina representa melhoria na qualidade e eficiência dos serviços e garante maior durabilidade da pintura em todo o perímetro urbano.

Fotos: João Claudio

A compra destas máquinas e veículos foi viabilizada nos últimos meses com planejamento e muita economia. Somente em 2019, já foram entregues 3 ônibus escolares, 2 ambulâncias, 1 veículo para o transporte de pacientes, uma nova unidade móvel para o SAMU.

Segundo o prefeito, nos próximos meses, novos veículos serão incorporados à frota do Município.

“Estamos aguardando novos ônibus, ambulância, mais um veículo para a saúde, máquinas e equipamentos agrícolas adquiridos com recursos da Prefeitura, financiamento e em parcerias com os Governos do Estado e Federal. Com isso, estaremos melhorando ainda mais os serviços públicos e o atendimento à população”, disse o prefeito Gilberto Garcia.

Fotos: João Claudio

A solenidade também foi prestigiada pelo vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, presidente da Câmara, Vailton Sordi (Amarelinho) e vereadores Airton Castro, Ricardo Lima, Wilson Almeida, Deildo Piscineiro, João Dan, Marião da Saúde, o assessor especial do governo do estado, Márcio Pezão, procurador geral do município, Jailson

Pfeifer, secretários municipais e servidores ligados diretamente às áreas envolvidas.

Após o término da cerimônia de entrega dos novos veículos, as autoridades se deslocaram até a Praça Brasil para conferir de perto o andamento das obras, que estão em fase final de acabamento.