Frota foi reforçada com mais 15 unidades, incluindo patrulhas mecanizadas, triciclo para sinalização viária, escavadeira hidráulica, ambulâncias e ônibus escolares

William Gomes

Em 30 meses de administração, a Prefeitura de Nova Andradina incorporou a frota municipal mais 15 novos veículos e maquinários zero quilômetro adquiridos com recursos próprios do município e através de repasses provenientes de órgãos de governo e emendas parlamentares.

Com investimentos na ordem de R$ 2,39 milhões, a nova frota foi reforçada para atender as demandas de diversas secretarias em áreas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Integrado, Meio Ambiente, Agricultura Familiar e Trânsito.

Para o setor de Educação foram adquiridos 3 ônibus escolares, totalizando investimento de R$ 705 mil. A saúde recebeu ambulâncias, veículos para transporte de passageiros e uma nova unidade do SAMU, em um total de R$ 521.020,00.

Para o uso do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran), o governo adquiriu um triciclo para sinalização viária horizontal, investindo recursos públicos municipais equivalentes a R$ 124.500,00. Já nos setores de agricultura familiar, meio ambiente e desenvolvimento integrado, o montante destinado chega a R$ 1.217.832,41, ou seja, representa cerca de 45% do valor total de investimentos.

O prefeito Gilberto Garcia informa que as novas aquisições foram viabilizadas nos últimos meses com planejamento orçamentário e muita economia. As novas aquisições dão mais agilidade aos trabalhos e melhoria no atendimento à população.

“A renovação da frota se faz necessária, em função do alto custo de manutenção de automóveis, ambulâncias e máquinas que, ao longo dos anos, vão se tornando inviáveis. No caso de maquinários, a situação era é mais urgente, pois há quase uma década não se investia neste setor, responsável pela manutenção de quase 7 mil quilômetros de estradas rurais”, avalia ele.

O prefeito relata ainda que os investimentos não vão parar. “Até o final da gestão deverão chegar novos ônibus, ambulância, mais um veículo para a saúde, máquinas e equipamentos agrícolas comprados com recursos da Prefeitura, financiamento e em parcerias com os Governos do Estado e Federal”, concluiu Gilberto Garcia.

Relação dos novos veículos adquiridos pelo governo municipal:

- 3 ônibus escolares - R$ 705.202,00

Utilizados para o transporte rural de estudantes, através do Programa Caminho da Escola, recursos do FNDE

1 ambulância – Valor R$ 91.000,00

Emenda da deputada Grazielle Machado no valor de R$ 80 mil. Contrapartida: recursos próprios da Prefeitura no valor de 11 mil reais.

1 ambulância Semi UTI – Valor R$ 188 mil

Emenda da senadora Simone Tebet no valor de R$ 170 mil. Contrapartida: recursos próprios da Prefeitura no valor de 18 mil reais.

1 veículo de 7 lugares - R$ 87.500,00

Emenda do deputado estadual Onevan de Matos no valor de R$ 50.000. Contrapartida: recursos próprios da Prefeitura no valor de R$:37.500.00.

1 veículo no valor de R$ 44.520,00

Emenda do deputado federal Carlos Marun no valor total.

- Triciclo para sinalização viária horizontal – R$ 124.500,00

Recursos próprios da Prefeitura, arrecadados por meio de multas e outras fontes do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran).

- Unidade móvel para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – R$ 180.000,00

Doação do Ministério da Saúde, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina

- 01 patrulha mecanizada forrageira – R$180.440,39

Equipada com trator, uma colhedora de forragem, uma plantadeira/adubadeira e um reboque agrícola basculante hidráulico. Emenda do deputado Zeca do PT.

- 01 patrulha mecanizada – R$ 224.090,02

Composta de um trator e um terraceador de arrasto, Recursos do MAPA, por meio de emenda do deputado federal Wander Loubet e contrapartida do município.

- 01 Distribuidor de Calcário e 01colhedora de forragem - R$33.989,00

Emenda da então deputada federal Tereza Cristina.

- 02 patrulha mecanizada aos produtores do Assentamento Teijin - R$ 271.536,00:

01 patrulha mecanizada composta por um trator, uma grade aradora, uma carreta agrícola, 01 distribuidor de calcário, 01 rotoencanteirador, 01 roçadeiras hidráulicas e 01 grade niveladora.

Recursos foram alocados para a Semagro e, via Agraer, repassados ao município de Nova Andradina para uso dos produtores da comunidade do retiro do Poço, sendo administrado pela CEEPATEC, através de emenda parlamentar do deputado federal, Zeca do PT, no valor de R$ 141.313,00.

01 patrulha mecanizada é composta por um trator agrícola 85 cv, um distribuidor de calcário, uma grade aradora, uma grade niveladora, uma pá carregadeira traseira e um rotoencanteirador, disponibilizada para os produtores do Assentamento Teijin, administrados pela Associação Lagoa Azul.

Recursos foram alocados para a Semagro e via Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural repassados ao município de Nova Andradina, através de um Termo de Cessão de Uso número 221/2018, através de emenda parlamentar do deputado federal, Dagoberto, no valor de estimado de R$ 130.223,00

- 01 escavadeira hidráulica no valor de R$ 448 mil

adquirida com recursos próprios da Prefeitura de Nova Andradina em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Programa Fomento ao Setor Agropecuário Investimento. O valor total do investimento foi de R$ 448 mil, sendo R$ 243.750,00 repassados pelo governo federal, através do MAPA e contrapartida do governo municipal de Nova Andradina de R$ 204.250,00 com apoio do senador Pedro Chaves.