Secretário de Finanças e Gestão, Emerson Nantes, entregou o certificado nas mãos do prefeito Gilberto Garcia

Nova Andradina recebeu quinta-feira (22) o prêmio “Prefeitura Destaque”, de um dos mais dos importantes órgãos de fiscalização dos municípios, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

A avaliação é concedida, principalmente, pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que tem 30% de peso sobre a nota final, dentre outras metas que foram cumpridas pela Administração Municipal da Cidade Sorriso.

O secretário de finanças e gestão, Emerson Nantes esteve presente nesta solenidade e entregou diretamente às mãos do prefeito Gilberto Garcia o certificado e o selo de “Prefeitura Destaque 2018”. Para o representante do poder executivo municipal, este grau alcançado se deve à visão política do prefeito, preocupado em garantir lisura e transparência aos procedimentos da gestão do município.

‘Nova Andradina se destaca pela gestão transparente, responsabilidade fiscal e boas práticas na gestão pública, principalmente pela adoção de políticas públicas na área de habitação, social, educação e meio ambiente. No próximo ano, vamos dar um salto ainda maior nesta classificação com a gestão sustentável dos resíduos sólidos no município”, disse o secretário, referindo-se a implantação e operacionalização do aterro sanitário.

No total, foram 350 itens avaliados, dentre esses: planejamento, saúde, educação, tecnologia de informação, meio ambiente e gestão fiscal. A avaliação considera ainda, com 50% de peso, a regularidade das informações enviadas ao TCE. Os outros 20% são obtidos pela pontuação no Ranking da Transparência, obtida por meio do indicador do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União do Ministério Público Federal (MPF).

A tarde de premiações contou ainda com uma vasta programação, com palestras e debates promovido pelos representantes do Tribunal de Contas. A solenidade ocorreu no Plenário da Corte de Contas, tendo a participação de diversas autoridades do Estado, como prefeitos, presidentes de câmaras, Conselheiros, o presidente da OABMS, Mansour Karmouche, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, entre outras.