Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

O Previna realizou durante toda a quinta-feira (27), três reuniões técnicas.

Cb image default
João Cláudio

O Previna realizou durante toda a quinta-feira (27), três reuniões técnicas com representantes dos poderes executivo e legislativo, e dos sindicatos ligados aos servidores públicos municipais para apresentação dos dados do cálculo atuarial do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (Previna).

As reuniões foram conduzidas pela diretora presidente, Edna Chulli e o atuário contratado do PREVINA, Luiz Claudio Kogut. Em todos os encontros, o objetivo principal foi explicar sobre a importância da identificação e acompanhamento contínuo dos riscos atuariais na prática diária dos regimes de previdências proprios, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a gestão dos recursos das aposentadorias e pensões de familiares segurados do Previna.

No primeiro horário da manhã reuniram-se no gabinete do prefeito Gilberto Garcia, a Diretora Presidente do PREVINA, Edna Chulli, o Secretário de Finanças e Gestão, Emerson Nantes, procurador do município, Roger de Lima Ruiz, Diretor Geral de Recursos Humanos, Sandro Dias e o atuário contratado do PREVINA, Luiz Claudio Kogut.

O Prefeito fez algumas ponderações sobre a melhor forma de gerir os recursos, buscando a compensação de valores contribuídos para o Regime Geral da Previdência com o objetivo de reforçar o caixa do PREVINA. “Reforço à disposição de manter em dia os repasses, garantindo a sustentabilidade e os recursos para manutenção do PREVINA”, garantiu Gilberto.

Cb image default
João Cláudio

Em seguida, os vereadores e funcionários da Casa de leis se reuniram com o atuário Kogut para tecerem seus questionamentos e dirimir dúvidas sobre a situação atual das finanças do Previna e a preocupação de manter o equilíbrio financeiro do regime de previdência.

O último encontro do dia reuniu membros do Conselho Curador, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos, Diretoria, SIMTED, SIMSPNA e servidores de diversas secretarias. Na ocasião, como em todas as demais reuniões, o atuário elogiou a gestão do PREVINA, que desde a implantação tem o cuidado de manter todas as informações disponíveis aos servidores, e fazendo um controle das atividades através da atuação dos Conselhos e Comitê de Investimentos.

Destacando que atualmente os recursos do Previna são suficientes para custear os benefícios, o atuário Luiz Claudio Kogut defendeu que “os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos, como é o caso do município, devem realizar esse tipo de avaliação atuarial inicial e em cada balanço utilizando-se parâmetros gerais, para organização e revisão do plano de custeio e benefícios”.

Ao final, os servidores fizeram questionamentos e concluíram a necessidade de realizar mais encontros com o objetivo de socializar conhecimento sobre o funcionamento da Previdência e sobre as regras de aposentadorias. 

Cb image default
Marcos Santi

O que é cálculo atuarial

O Cálculo Atuarial é um estudo que prevê qual o volume de recursos serão necessários para garantir as aposentadorias e as devidas pensões aos familiares dos segurados do PREVINA. Esse montante, é obtido por meio do cálculo atuarial.

Os responsáveis pelo cálculo são os atuários, profissionais que têm uma formação acadêmica especializada e são habilitados conforme a regulamentação da profissão. São eles que analisam os números do plano de previdência, o perfil dos segurados, as regras dos planos e diversos cenários com o intuito de estabelecer o custo do plano e o fluxo de recursos necessários para seu equilíbrio.

Anualmente, os Regimes de Previdência tem obrigação de realizar o Estudo Atuarial, para definir quanto a Prefeitura e a Câmara Municipal precisam contribuir para que todos os servidores tenham tranquilidade no momento de se aposentar, conscientes de que o PREVINA é seguro e sustentável.