ESFs, Centro de Referência em Saúde da Mulher e Academia de Saúde atuaram na prevenção do câncer de mama e colo uterino

O Governo de Nova Andradina por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da Campanha Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer nas mulheres e a importância do diagnóstico precoce. O encerramento da campanha aconteceu no último dia 30 de outubro.

Neste ano, todas as Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), Centro de Referência em Saúde da Mulher e Academia de Saúde participaram das atividades.

As ESFs foram decoradas de forma a atrair as mulheres a participarem da campanha. Cada unidade ofertou 02 dias de atendimentos no período noturno, para facilitar o acesso da mulher trabalhadora.

Além das unidades de saúde, a secretaria promoveu a 1ª Feira da Saúde de Mulher, levando serviços para a Praça Francisco Frutuoso, onde está localizada a Academia de Saúde. Na semana seguinte, dia 27, foi a vez do Centro de Referência Saúde Mulher abrir suas portas para atender o público feminino.

O saldo total foi de 1642 atendimentos, sendo ofertadas consultas médicas e odontológicas, coleta de exames preventivos de câncer do colo de útero, orientações de câncer de mamas, educação em saúde, aferição de pressão arterial, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C.

Para o secretário da pasta, Arion Aislan, o balanço das atividades foi positivo já que os objetivos foram atingidos, tanto em relação ao número de pessoas contempladas quanto ao engajamento dos servidores. “A campanha superou todas as expectativas e consolida os avanços realizados na área de saúde pelo prefeito Gilberto Garcia. As atividades contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pacientes assim como a promoção da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino”, enfatizou o gestor.

Segue relatório de atendimentos realizados: