Clicks foram feitos pela repórter fotográfica Bárbara Ballestero, num dos cartões postais mais belos de Nova Andradina

Barbara Ballestero

Agosto Dourado é o mês do incentivo ao aleitamento materno. Em Nova Andradina, a rede municipal de saúde está desenvolvendo uma série de ações para promover a amamentação como algo natural e fundamental para a saúde dos bebês.

Entre as iniciativas está a realização, pelo terceiro ano consecutivo, de um ensaio fotográfico com mamães dando de mamar a seus bebês em local público. Nesta edição, os clicks foram feitos de forma voluntária pela repórter fotográfica do site Nova News, Barbara Ballestero, num dos cartões postais mais belos da cidade: a Praça Brasil.

A ideia deste ensaio é registrar o vínculo entre mãe e filho, retratar a beleza da amamentação como um ato tão natural quanto outras atividades do dia a dia - não há motivo para ter vergonha ou agir como se estivesse fazendo algo inadequado.

Para a enfermeira Rosenilda da Silva Alves, coordenadora do Programa Rede Cegonha, as ações do município são integradas e começam desde que a mulher recebe a notícia da gravidez até a criança completar cinco anos.

“Nas unidades de saúde, elas fazem o pré-natal, consultas, exames, recebem doses da vacinação e orientações. Após o nascimento, mamãe e bebê são recebidos pela equipe da ESF com todo carinho e cuidados. O incentivo a amamentação é uma importante etapa deste trabalho”, comenta.

A primeira dama Joana Darc Bono Garcia acompanhou a seção de fotos e fez questão de contar sua experiência como mãe de dois filhos e avó de 3 netos. “Amamentei meus dois filhos, vi meus netos sendo amamentados. Sei o quanto isso ajuda para terem um crescimento saudável. O aleitamento é uma fase única para mães e bebês, não tem hora nem lugar. Não há razão para se envergonhar”, diz.

Repórter fotográfica há 8 anos, Barbara Ballestero, acredita que o aleitamento materno ainda é visto por muitos como um tabu, com algo que deveria ser feito apenas na intimidade. Por meio de seus cliques, ela pretende desmistificar e se contrapor a essa ideia, ajudando a conscientizar as mães sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. “Amamentar em público sempre foi uma problemática para a sociedade, que costuma sexualizar a figura feminina de todas as maneiras. Então, ao trazer essa temática para uma campanha municipal contribui para quebrar esse paradigma de amamentar em público”.

Com foco de atuação no jornalismo, a repórter fotográfica comenta que desenvolve um projeto em que fotografa mulheres fora do padrão estético da moda e a nudez feminina. Ao conduzir este ensaio, ela procurou buscar o perfil de cada mãe. “Fiz vários clicks em momentos de descontração, de troca de olhares entre mãe e filho, onde interagem com naturalidade. Espero que o resultado seja tão maravilhoso quanto a proposta deste ensaio fotográfico”, detalha Barbara.

Barbara Ballestero

A mãe das gêmeas Ana Helena e Ana Clara, de 8 meses, Thaiana de Oliveira Lima (24), é uma das 9 mães que aceitaram o convite feito em todas as ESFs nos bairros e vieram fazer esse ensaio. Ela disse que adorou da iniciativa não apenas porque terá uma recordação bonita das filhas como também porque valoriza o momento de amamentar.

“O olhar delas, a aproximação, é uma sintonia muito grande, sem explicação. Saber que o leite materno pode alimentar e saciar a fome delas, é incrível. No início não foi fácil, elas choravam, então tive que aprender a lidar com a situação. A dra. Marina, a Claudia e toda equipe de saúde me ajudaram muito. Cuidam muito bem da gente em tudo que preciso”, afirma com o sorriso estampado no rosto.

Barbara Ballestero

Moradora no Ulisses Pinheiro, a mãe do Luiz Guilherme de apenas 3 meses, Pamela Martins (27), disse que as fotos ao ar livre, numa paisagem linda, podem incentivar outras mães a amamentar seus filhos.

“Quanto mais as pessoas olharem para essas fotos, mais confortáveis ficarão e irão compreender que amamentar é algo natural. Eu tive parto normal amamentei meus 3 filhos. Apesar do Luiz Guilherme ter nascido quando estava com 7 meses de gravidez está crescendo cheio de vida. Este é um momento único, a realização de um sonho”.

Feliz com o resultado do ensaio fotográfico, a diretora da saúde, Simone Marega agradeceu as nutrizes e a fotógrafa Bárbara pela disposição em participar. “As fotos serão recordações que ficarão para a vida toda. Registrar esse momento da amamentação é uma forma mostrar o amor entre mamãe e bebê. Não tenho dúvidas de que esta campanha de incentivo ao aleitamento materno está tocando o coração e a alma das pessoas”, encerrou.