Com o “Saúde na Hora”, unidade básica de saúde passa funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas

Arquivo/Cogecom

A partir desta segunda-feira, dia 15 de junho, as portas da Unidade Básica de Saúde do Centro (ESF Centro) ficarão abertas durante 12 horas por dia, funcionando sem intervalo de almoço, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

A nova estratégia de atendimento em saúde implantada pelo governo de Nova Andradina faz parte do Programa Saúde na Hora, desenvolvido em parceria com o governo federal com a finalidade de ampliar o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento, além de desafogar o fluxo no Hospital Regional.

Com a ampliação do horário de atendimento, cerca de 12 mil pessoas cadastradas e que residem nesta região poderão fazer consultas médicas, odontológicas e de pré-natal, colher exames laboratoriais, tomar vacinas e ter acesso a todos os serviços ofertados nas unidades de saúde de atenção primária, principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão.

Para o secretário da saúde, Sérgio Maximiano, a ação confere maior resolutividade às unidades de saúde ao disponibilizar atendimento em horários compatíveis aos dos trabalhadores.

“É um projeto recente do governo federal em que, mais uma vez, Nova Andradina sai na frente graças ao esforço da equipe da saúde e coragem do prefeito Gilberto Garcia de, em meio a uma pandemia e queda na arrecadação, ampliar os serviços de saúde ao cidadão”, declarou.

Outro benefício é a maior flexibilidade na organização da Atenção Primária, como carga horária de profissionais da Estratégia Saúde da Família, que poderão trabalhar em escala, intercalando as equipes no atendimento à população. Neste caso, o atendimento será realizado por 03 equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo e auxiliar de saúde bucal.

A ESF Centro está localizada na Rua Melvin Jones, 1142.