Novos materiais melhoram as condições de trabalho dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

William Gomes

Após a inauguração da sede própria no início deste ano, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina/MS recebeu materiais permanentes que irão melhorar as acomodações e condições de trabalho dos profissionais.

A entrega foi feita pelo secretário municipal de saúde, Arion Aislan de Sousa e pela coordenadora da atenção especializada, enfermeira Graziela Braz da Silva nesta semana aos servidores. A unidade recebeu aparelho de microondas, geladeira, fogão, bebedouro, armário para vestiário, televisor Led de 43 polegadas e uma máquina de lavar roupas.

William Gomes

Arion afirmou que o SAMU realiza um trabalho de excelência a serviço da vida, funcionando 24 horas, de forma ininterrupta, todos os dias da semana. E o governo municipal, cuja marca é Gente em Primeiro Lugar, acredita que para prestar um bom atendimento, os servidores precisam estar bem instalados e dispor de equipamentos e materiais para melhor servir à população.

“A equipe é formada por 11 profissionais que prestam fornece serviço atendimento médico pré-hospitalar ao paciente, seja em domicílio, via pública ou unidade básica de saúde. É um trabalho de grande relevância, que salva vidas”, pontua o secretário.

SAMU completa 6 anos

No mês de outubro, o SAMU comemora 6 anos de atividade prestadas aos usuários.

Até o momento, a unidade prestou atendimento a mais de 7.956 mil pacientes, sendo que destes 5.351 foram atendimento por causas clinicas e 2.605 por traumas.

O corpo profissional de Nova Andradina é composto pelos seguintes profissionais: 01 Enfermeira responsável técnica, 06 técnicos de enfermagem e 04 motoristas socorristas. A equipe trabalha de 24 horas por dia, sempre alerta para qualquer chamada.

A central de Regulação é do município de Dourados, assim o solicitante faz o contanto pelo número 192, gratuitamente. A ligação é conectada pela central em Dourados onde o Médico Regulador irá classificar o caso e entrar em contato para base em Nova Andradina, em tempo real.

Em seguida, a equipe do SAMU de Nova Andradina se desloca para prestar assistência necessária. Enquanto a equipe está em deslocamento ao local da chamada, o Médico Regulador presta orientações ao solicitante até a chegada da equipe.

Sempre lembrando da importância de o solicitante tentar manter a calma para escutar as orientações fornecidas pelo Médico Regulador, assim como passar as informações de forma clara ao Regulador, para que a Central de Regulação possa repassar o quadro clínico do paciente e a equipe se prepare para o atendimento adequado.