Profissionais da saúde são considerados grupos prioritários para a testagem porque estão na linha de frente de combate à doença.

João Cláudio

O Hospital Regional de Nova Andradina começou nesta tarde quinta-feira (18) a fazer a testagem rápida para a detecção da Covid-19 em seus colaboradores. A decisão de fazer a testagem em massa foi tomada após um trabalhador que atua na instituição testar positivo para o novo coronavírus e desconhecer a origem do contágio.

De acordo com protocolo do Ministério da saúde, todos os profissionais da saúde são considerados grupos prioritários para a testagem porque estão na linha de frente de combate à doença.

João Cláudio

Para o diretor geral do HR, Norberto Fabri, a rápida detecção permite agilidade na tomada de medidas necessárias. Além disso, essa testagem é um meio de prevenção importante para identificar os profissionais que já tiveram contato com o coronavírus e afastá-los o quanto antes, com o objetivo de não contaminar os colegas de trabalho e nem os pacientes.

“O servidor está exposto, na linha de frente da batalha. Quem primeiro vai se contaminar é quem atende. Fazer o teste é importante para não sermos um transmissor assintomático tanto para os colegas que convivem diariamente conosco, quanto para os pacientes”, observa o diretor.

João Cláudio

Entre os servidores testados estão médicos, enfermeiros e técnicos, farmacêuticos, cozinheiros, setor de limpeza, enfim, todos que atuam tanto nas áreas administrativas quanto operacionais.

Os testes aplicados foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu uma remessa de 2 mil testes enviados pela Secretaria Estadual para serem realizados nos profissionais de saúde e segurança pública com o objetivo de detecção e rastreamento do vírus como enfrentamento a pandemia.

A testagem continuará ao longo dos próximos dias, já que os profissionais atuam em escalas de plantão e devem ser testados separadamente.