Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Serão realizados mutirões de limpeza nos bairros e entrega de panfletos na área central

Cb image default
João Cláudio 

Com a proximidade do verão, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O verão, estação mais quente do ano, começa em 21 de dezembro. A campanha se antecipa a data com a finalidade de alertar a população em relação às medidas de prevenção e controle de doenças.

Os trabalhos incluem visitas casa a casa, vistorias em imóveis que se encontram fechados ou abandonados, mutirões de limpeza nos bairros e entrega de panfletos na área central. 

Cb image default
João Cláudio 

No último sábado (7), a equipe de agente de endemias realizou uma ação educativa, com colagem de cartazes em todo o comércio e panfletagem na avenida Moura Andrade.

Conforme informações do secretário Arion Aislan, os agentes já intensificaram as visitas nas casas e estabelecimentos como parte da estratégia para eliminar possíveis criadouros, além de dar orientação e esclarecer dúvidas, de maneira a conscientizar os moradores para que evitem a criação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e da Zika.

No sábado, dia 14 de dezembro, das 7 às 11 horas, as equipes de agentes de endemias, saúde da família e mutirão realizarão um arrastão na Vila Operária, em frente ao ESF do bairro. Outras regiões também devem ser contempladas com mutirões de limpeza. Fiquem atentos para a divulgação das datas e horários da programação no seu bairro.

Para o secretário, o apoio da população continua sendo fundamental para evitar o registro de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito no município.

“Apenas 10 minutos por semana é o tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito em casa. A vistoria deve ser feita em caixas d´àgua, vasos de plantas, garrafas, lixo, bandejas de ar-condicionado e geladeiras. Com essas medidas de prevenção é possível evitar a proliferação de doenças”, afirma.

Alguns cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir são:

Tampar caixas d’água, toneis e latões

Manter limpos os bebedouros de animais

Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo

Guardar pneus em lugar abrigado

Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

Não acumular água nos vasos de plantas

Manter a piscina tratada durante todo o ano

Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas