Medida visa tornar mais rápido o trabalho de combate da doença. O número é (67) 98427-8020 e só funciona no aplicativo.

A partir de resolução do Comitê da Dengue de Nova Andradina, foi lançado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde (67)98427-8020, que será usado no aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp para que a população denuncie possíveis focos da dengue no município e solicite vistorias. De acordo com Joelma Correia, coordenadora do CCZ, órgão que ficará responsável pelo atendimento e encaminhamento das denúncias, a ideia é facilitar e tornar mais rápida a prevenção da doença.

Em reunião realizada na última semana, no auditório do Paço Municipal, o Comitê avaliou as ações desenvolvidas e elencou demais táticas no enfrentamento aos focos de dengue, como o uso de drone na fiscalização de imóveis inacessíveis aos fiscais e agentes de endemias, os mutirões nos bairros e o Ecoponto Itinerante. O encontro reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, CCZ, Cogecom, Semusp, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Conselho Municipal de Saúde.

Os nova-andradinenses poderão enviar fotos e vídeos de lugares que possam apresentar algum perigo para a sociedade em relação ao mosquito aedes aegypti. O 'Whatsapp da dengue' estará disponível em todos os dias da semana, mas a interação com os operadores da Secretaria de Saúde será apenas das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Segundo o secretário de Saúde Arion Aislan, o novo canal de comunicação vai acelerar a contenção de focos registrados especialmente neste período chuvoso. “Nossos levantamentos mostram que a maior parte dos criadouros estão em imóveis residências e quintais com acúmulo de descartáveis e inservíveis. Os terrenos baldios também representam grande preocupação quando se tornam depósito de lixos, e este canal é mais uma ferramenta que teremos no combate à dengue”, disse Arion.

A Secretaria esclarece que esse número não funciona para ligações comuns, apenas para uso do aplicativo. Quem não tiver acesso ao WhatsApp, pode entrar em contato com o (67)3441-1250, ramal 5214, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.