O objetivo é orientar sobre o crescente aumento casos em MS e coletar dados para monitoramento de pessoas que vêm de outras localidades

Foto: William Gomes

Neste fim de semana, Nova Andradina retomará a instalação de pontos de monitoramento de veículos nas entradas e saídas da cidade, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Demtran, setor de fiscalização, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.

A informação foi confirmada nesta tarde pelo secretário Sérgio Maximiano, durante a transmissão do boletim diário da Covid-19 na página oficial de facebook da Prefeitura Municipal.

Nova Andradina no controle do avanço da Covid-19

Há mais de 20 dias, o município não registra casos de Covid-19. Para Sérgio Maximiano, o controle da propagação do vírus no município pode ser atribuído há vários fatores. Primeiramente, ao trabalho permanente e integrado das secretarias municipais (serviços públicos, saúde, desenvolvimento integrado e Assistência Social, setor de fiscalização, jurídico), demais dos órgãos públicos e instituições parcerias que atuam na prevenção e combate ao coronavírus.

Ao longo dos últimos meses, por exemplo, foram tomadas precauções como tornar obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras medidas restritivas como suspensão das aulas presenciais nas escolas, fechamento/ funcionamento especial do comércio, igrejas, academias, empresas, entre outros locais de grande aglomeração.

Contudo, o secretário afirma que a ação mais importante é a conscientização e o apoio da população. “A grande maioria está fazendo sua parte, usa máscaras, higieniza as mãos e fica em casa sempre que pode. Isso tem feito a diferença até aqui”, avalia.

Para o gestor, não é hora de relaxar. O momento é de alerta, de redobrar os cuidados de higiene e manter o isolamento social, pois o número de casos confirmados vem crescendo subitamente no estado, em especial em regiões com a grande Dourados.

Tem alguns que estão negligenciando com a saúde, arriscando a sua própria vida e a do outro ao ir em festas e eventos com aglomeração, rodas de tereré e narguilé. Isso nos preocupa muito porque o risco de contágio é grande, o vírus está circulando em todo estado. Não é porque você não tem sintoma que não pode estar transmitindo o vírus”, avisa.

Hoje, o estado de MS chegou a 1997 casos confirmados. Hoje, o estado de MS chegou a 1997 casos confirmados. A expectativa da SES é dobrar esses números em uma semana.

Nova Andradina apresenta apenas 2 casos em investigação. Além disso, seis famílias estão em isolamento familiar porque tiveram contato com pacientes diagnosticados com Covid-19.

Outras ações desenvolvidas

Além das ações já citadas, Nova Andradina mantém em funcionamento o Polo de Triagem para atendimento de pessoas com sintomas gripais no Centro de Eventos.

No local, é feita a consulta médica e, em alguns casos, o teste para Covid-19. Quando há necessidade, a equipe monitora os casos em que o paciente deve permanecer em isolamento familiar.

O trabalho de desinfecção das ruas continua sendo feito duas vezes por semana.

As denúncias sobre funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais são apuradas pelos fiscais, que se desdobram para chegar as informações.

Gastos com Covid-19 – Portal da Transparência

No site da Prefeitura de Nova Andradina (www.pmna.ms.gov.br) é possível acessar todos os gastos do município referentes a Covid-19. O acesso é feito através de um único link no banner situado na parte superior da página inicial.