Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Saúde faz mutirão para atender lista de espera para o teste da orelhinha neste sábado

Cb image default
João Cláudio

Após efetuar a calibração dos aparelhos, o Centro de Reabilitação de Nova Andradina (CRENA) retomou a realização de exames auditivos na unidade. E para atender a demanda de bebês que aguardavam na lista de espera para a realização do teste da Orelhinha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vai realizar um mutirão de atendimento neste sábado, dia 19 de maio.

De acordo com a responsável pelos exames auditivos da unidade, a fonoaudióloga Thaís Lobo Grígolo, a meta é normalizar os atendimentos. “A calibração do equipamento é uma forma de assegurar resultados mais confiáveis e fidedignos com o limiar auditivo dos pacientes e deve ser feita periodicamente. Tivemos que enviar os aparelhos para uma empresa especializada e, em virtude disso, alguns exames se acumularam. Agora, vamos colocar a casa em ordem”, destacou a fonoaudióloga.

E a partir deste mês, o Crena irá realizar mais um novo exame: o BERA, utilizado para avaliar a audição quando testes rotineiros não nos dão as informações necessárias. Esse exame não era realizado no município onde os pacientes que necessitavam eram deslocados até a cidade de Dourados.

“Esse aparelho pode determinar se existe ou não perda auditiva e, se precisar, já indica o tipo e o grau, além de estimar se a perda detectada decorre de lesão”, explica Thaís.

O BERA é indicado nos casos de zumbido, em algumas labirintopatias e nas deficiências auditivas em que a audiometria apresenta limitações diagnósticas. O teste é rápido, seguro e não emite radiações. Não machuca, não depende da atenção e o preparo para o exame é simples.

Outros exames auditivos realizados no Crena são: Emissões Otoacústicas; Audiometria e Impedânciometria.

O Centro de Reabilitação de Nova Andradina (CRENA) está localizado na Rua: Vearni Castro, 732. Horário de atendimento das 6h às 18h. Somente neste ano de 2018, foram realizados cerca de 5 mil atendimentos nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

O agendamento pode ser feito em qualquer horário necessitando de encaminhamento e cartão do SUS.