Crianças de 0 a 5 anos incompletos devem ser vacinadas. Em Nova Andradina, são 709 crianças nesta faixa etária. A meta é atingir 95% deste público alvo

Foto: Ilustração

A saúde pública nova-andradinense está focada em mobilizar toda a população para evitar o ressurgimento de casos de sarampo, doença que chegou a ser erradicada no Brasil e que, por os pais em não priorizar a vacinação de seus filhos, está voltando a ocorrer no país, inclusive causando mortes de crianças, tornando uma preocupação nacional; assim como o retorno preocupante da poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil.

Todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos devem ser vacinadas, independentemente da situação vacinal. Em Nova Andradina, são 709 crianças nesta faixa etária. A meta é atingir 95% deste público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde informa que outras vacinas também serão disponibilizadas, pois é fundamental manter a carteirinha atualizada.

O “Dia D” da vacinação vai acontecer em 18 de agosto. A recomendação da coordenadora de imunização, Tatiana Rouani, é para que os pais levem seus filhos para tomar as vacinas em qualquer unidade de saúde (ESF) ou no Centro de Especialidades Médicas (CEM). “Desde o final do ano passado, o governo municipal conseguiu estender as salas de vacinas a todas as ESFs. Procure uma unidade, munidos com a carteirinha de vacinação, pois este documento é essencial para verificar o estado vacinal da criança’”, avalia.

Mesmo não havendo registros de casos de sarampo e paralisia infantil no municípiuo, os pais ou responsáveis não podem continuar subestimando doenças tão perigosas e, não priorizando a vacinação, permitindo que seus filhos tornem-se muito vulneráveis a contraírem alguma doença viral, principalmente o sarampo ou a paralisia infantil (poliomielite). As vacinas são gratuitas em todas as unidades Estratégia Saúde da Família.

A campanha de imunização foi iniciada no dia 4 de agosto e segue até o dia 31 de agosto. Mais informações pelo telefone (67) 3441-0211 com Tatiana.

Postos volantes de vacinação

Para facilitar a vida dos pais e responsáveis, a Secretaria Municipal de Saúde vai levar a vacinação aos bairros não atendidos por ESFs aos sábados, no período da tarde. Estão programados atendimento no Portal do Parque, Jardim Imperial e Jardim Universitário. Fique atento a programação e divulgação no seu bairro.

A campanha pretende

Vacinar quem nunca tomou a vacina;

Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses;

Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A campanha continua até o dia 31 de agosto nas unidades de saúde.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças da faixa etária informada.

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral, e adultos com idade entre 30 e 49 anos precisam tomar uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde a partir do mês de setembro para tomar as doses previstas para sua faixa de idade.

Quem não deve tomar a vacina?

Gestantes, bebês com menos de seis meses, pessoas com suspeita de sarampo e imunocomprometidos. Quem já teve a doença também não precisa se imunizar.

Fonte: Ministério da Saúde