Juntamente com a entrega da nova viatura, foi oficializada a abertura da nova sede reformada do Samu

João Cláudio

Com a presença do secretário de estado de saúde, Geraldo Rezende, o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, fez a entrega oficial de uma nova viatura para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade doada pelo Ministério da Saúde, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina.

O veículo é um Furgão Mercedez, modelo sprinter, adaptado com ambulância padrão SAMU para atendimento pré-hospitalar e transporte Interhospitalar, com equipamentos de ponta instalados, para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. A partir de agora, o Samu passa a contar com duas viaturas, o que dará mais agilidade no atendimento de urgência e emergência à população.

William Gomes

Juntamente com a entrega da ambulância, foi oficializada a abertura da nova sede reformada do Samu, a qual vai abrigar toda a equipe e veículos que atuam neste serviço. O local está localizado na rua Santo Antonio, 1154 (antigo velório municipal).

João Cláudio

Durante a solenidade, o prefeito Gilberto, destacou a importância da atuação dos profissionais do SAMU e reforçou a necessidade de buscar melhorias.

“Temos que enaltecer esses profissionais valorosos que atuam no SAMU que são responsáveis por salvar vidas. O nosso papel é garantir que todos tenham condições de trabalhar. Até então, a unidade estava num local improvisado. Agora, terão um local próprio, com total infraestrutura para prestar um atendimento ainda melhor aos usuários”, defendeu o gestor de Nova Andradina.

João Cláudio

O vice-prefeito Nenão reforçou que o Samu precisava com urgência de um novo veículo. "A ambulância antiga tem quase 7 anos e já rodou mais de 500 mil km salvando vidas. O serviço vai ser otimizado e os funcionários terão um local apropriado para desenvolver suas atividades", destacou o titular da saúde.

João Cláudio

O secretário estadual de saúde, Geraldo Rezende, afirmou que todas as unidades do SAMU de MS estão recebendo novas ambulâncias e que MS acelera para cumprir com a meta de regularizar os compromissos já feitos com os hospitais e secretarias municipais e, principalmente, viabilizar a regionalização da saúde.

“Vamos fazer política de saúde e não política na saúde. O momento é muito propício porque existe um alinhamento do estado com a União, por meio do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e também com o município, através da parceria com o prefeito Gilberto”, ressaltou.

Em seu discurso, Rezende lembrou do seu trabalho ainda como deputado federal, em que contemplou o Hospital Regional de Nova Andradina com recursos na ordem de quase R$ 4 milhões para a realização de obras como a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), Banco de Leite, UTI Neonatal e Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

João Cláudio

“Isso demonstra, de fato, o compromisso que tive e temos com o município. Agradeço ao prefeito Gilberto porque está fazendo um grande esforço, inclusive financeiro, para fazer com que as obras estejam andamento e que possamos entrega-las até o final deste ano”, declarou.

Para o prefeito, a velocidade que o secretário imprime na resolução dos problemas é fundamental, pois a rapidez é necessária quando o assunto é saúde, principalmente a saúde preventiva. “Mato Grosso do Sul tem muito a ganhar com sua experiência e competência político-administrativa. E Nova Andradina conta com seu apoio para garantir recursos para dotar os novos prédios com todos os equipamentos necessários”, frisou Gilberto Garcia.

Após o encerramento deste evento, o secretário Geraldo Rezende e o prefeito Gilberto juntamente com uma comitiva formada por secretários municipais e vereadores vistoriou todas essas obras que estão em andamento no Hospital.