Obra conta com R$ 2,1 milhões de emendas de Geraldo Resende; HR contará com novos leitos, ressonância nuclear magnética, raio x, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

William Gomes

Nova Andradina caminha para oferecer serviços em saúde pública encontrados somente em grandes centros urbanos. Ao encontro deste objetivo, a prefeitura realiza obras de ampliação, criando assim, um amplo complexo do Hospital Regional, acrescentando ao lado da maior unidade hospitalar da região um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), uma UTI Neonatal, uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e a construção do prédio que vai abrigar o Banco de Leite do HR.

Os investimentos vão totalizar mais de R$ 5,6 milhões, visando, dentre outros benefícios, oferecer exames de ressonância magnética, raio X, tomografia computadorizada e ultrassonografia para os pacientes e usuários da saúde pública.

Focco Vídeo

Obras avançam no complexo hospitalar

As obras do complexo hospitalar estão avançando e mais uma fase foi concluída alcançando 100% da concretagem da cobertura de laje. Após a conclusão desta etapa, a empreiteira responsável pela obra iniciou a fase de contra piso e a preparação para a implantação do telhado.

Já as construções das Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal e da Terapia Intensiva Neonatal também evoluíram com a colocação dos dutos do ar condicionado e início do reboco das paredes.

Centro de Diagnóstico por Imagem e Banco de Leite

A obra do Centro de Diagnóstico por Imagem conta com emenda parlamentar do atual secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, à época deputado federal, no valor de R$1.300.000,00, que somada à contrapartida de R$ 487.736,85, garantem investimentos na ordem de R$ 1.787.736,85 para a implantação desta unidade de saúde. Quanto à construção do Banco de Leite do Hospital Regional, os recursos financeiros são 100% da municipalidade que aplicará na obra um total de R$ 829 mil.

João Cláudio

UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal

Com a construção da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal serão implantados 9 leitos; já com a construção e implantação da UCINCO - Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, o complexo hospitalar contará com mais 13 leitos. Ambas as obras contam também com emendas parlamentares do então deputado federal Geraldo Resende que juntas totalizam R$ 900 mil.

Nesses empreendimentos, a prefeitura entra como ente majoritário no Convênio com o Ministério da Saúde, investindo R$ 2.119.867,47. As construções da UTI Neonatal e da UCINCO totalizam R$3.019.867,47.

João Cláudio

Histórico

As articulações para a concretização deste projeto iniciaram ainda no último ano da primeira gestão do atual prefeito, em 2012, quando foi acertada a aquisição do aparelho de tomografia, por meio de uma emenda do ex-senador Antonio Russo, que viabilizou à época o valor de R$ 800 mil junto ao Ministério da Saúde.

A formulação dos projetos em execução foi realizada na gestão anterior que encontrou apoio fundamental junto ao então Deputado Federal Geraldo Resende; já a atual gestão segue ‘tirando o projeto do papel’ ao implantar um grande canteiro de obras, que a cada dia toma corpo, graças à destinação de recursos próprios da municipalidade, apoio financeiro que vem garantindo o andamento do projeto.

O prefeito Gilberto Garcia reforçou a importância desses empreendimentos públicos, destacando a implantação de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem em Nova Andradina, que é um dos mais importantes polos regionais de MS.

“Nova Andradina é referência na economia do Estado, mas precisa evoluir, fundamentalmente, em serviços de saúde para consolidar sua vocação de ser um polo regional de cidades que ultrapassam os limites de MS com os Estados de SP e PR. Nossa população só tem a ganhar e é pelo seu bem estar que trabalhamos. Dentre as obras destaco o Centro de Diagnóstico que vai agilizar a realização de exames com conforto e qualidade para os pacientes e usuários da saúde pública. A estratégia de transportar pacientes para maiores centros distantes daqui causa transtornos e, de certo modo, fere a dignidade do paciente”, frisa Gilberto Garcia.

Além de atender Nova Andradina, a unidade vai cobrir a demanda dos municípios de Anaurilândia, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul.