Médicos e enfermeiros que atuam na rede de saúde pública de Nova Andradina participaram de capacitação para implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-natal de Baixo Risco com a finalidade de padronizar as ações e os atendimentos das gestantes nas unidades de saúde e garantir qualidade do atendimento do Pré-natal.

A apresentação do protocolo foi conduzida pelo médico Thiago Lucas Bavaresco Macedo, na última quinta-feira (19), no auditório do Paço Municipal.

Conforme a proposta do Sistema Único de Saúde, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) devem ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. A atenção ao pré-natal consiste em um acompanhamento minucioso durante a gravidez, considerando os aspectos sociais, culturais, psicológicos e biológicos da mulher grávida.

Ao abordar esta temática, Thiago Bavaresco afirmou que a função do pré-natal é acolher a mulher desde o princípio da gravidez, assegurando o nascimento de uma criança saudável, garantindo assim o bem-estar materno e neonatal.

Três aspectos devem ser observados pelo profissional: a sensibilidade para compreender o ser humano como um todo, suas crenças, valores e modo de vida; que esteja disponível e atento as necessidades da mulher e família e tenha habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica.

A preocupação com a saúde do bebê e da mulher tem sido destacada por Gilberto Garcia em reuniões com a equipe de gestão da secretaria municipal de saúde. O prefeito determinou o foco em campanhas de incentivo ao aleitamento materno, parto normal humanizado e, agora, a implantação de medidas para a padronização do protocolo de assistência ao pré-natal.

“Nosso olhar é para o bem-estar e a saúde das famílias de nova andradinenses. Para tanto, nossos servidores precisam estar capacitados e preparados para prestar um bom atendimento. Nossas equipes de enfermagem e de médicos que trabalham nas ESFs realizam um trabalho de excelência porque se dedicam àquilo que fazem e estão em constante aperfeiçoamento”, declarou o prefeito.

A Equipe de Saúde da Família do município oferta para as gestantes consultas individuais, grupos de educação em saúde, visita domiciliar, atendimento odontológico, vacinação, exames, atendimento ao parceiro.

O protocolo foi construído pela Enfermeira Coordenadora do Programa Rede Cegonha, Rosenilda da Silva Alves, e revisado pelos seguintes profissionais:

Médico Thiago Lucas Bavaresco Macedo

Médica Marina Bianchini Lanzarim