Iniciativa visa proporcionar às mulheres autonomia e acesso facilitado a métodos contraceptivos de longa duração

Buscando ampliar o acesso aos métodos contraceptivos e promover ações de planejamento familiar e cuidados com a saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina oferece de maneira gratuita a implantação de Dispositivos Intrauterinos (DIU) e Implanon.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede de saúde municipal disponibiliza três métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs), como os DIUs e o Implanon. O DIU Cobre possui eficácia por até 10 anos, enquanto o DIU Mirena tem uma eficácia de 5 anos. Ambos, inseridos na cavidade uterina, exercem ações locais que impedem a gravidez.

Além disso, o Implanon, com eficácia de 3 anos, é inserido no antebraço com anestesia local, liberando continuamente o hormônio derivado da progesterona na corrente sanguínea. Cada um desses métodos possui critérios específicos para a realização do procedimento de inserção.

A enfermeira Ingrid Elisandra Bumbieris Travaim, responsável pelo Programa Saúde da Mulher, ressalta que o acesso a esses dispositivos requer uma consulta médica ou de enfermagem na unidade de referência, onde são esclarecidas dúvidas, verificados critérios e possíveis contraindicações. Após esse processo, a unidade de saúde solicitará o procedimento para a área técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e uma data será agendada para a introdução do método contraceptivo.

O processo de implantação dos LARCs ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Clínica da Mulher. Em 2023, foram implantados 362 métodos contraceptivos, sendo 315 DIUs e 47 Implanons. A Enfermeira destaca que o perfil das pacientes que mais procuram pelo serviço é de adolescentes e mulheres na faixa etária entre 20 a 40 anos.

O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destaca a importância de informar a população sobre a disponibilidade desses serviços, especialmente as mulheres. “Temos uma rede específica para esses atendimentos, que vão ao encontro das necessidades das mulheres que decidem sobre a maternidade, proporcionando, de forma gratuita, um benefício que custaria entre R$ 500,00 a R$ 3 mil para a inserção, dependendo do consultório médico e do profissional. Isso representa uma conquista significativa para as mulheres de Nova Andradina”, ressaltou.