Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Maioria das mortes foi registrada no mês de janeiro (7 óbitos). Somente nos três primeiros meses de 2021, Nova Andradina teve 500 casos positivos e 15 óbitos

Cb image default
Divulgação

Em meio a um triste cenário de colapso no sistema de saúde no estado de MS e aumentos nas contaminações e óbitos, Nova Andradina completou no dia 16 de março um ano do registro de seu primeiro caso confirmado de Covid-19. A cidade já contabiliza 1672 casos, o que representa 0,8% do total de casos do estado de Mato Grosso do Sul.

Os três primeiros meses de 2021 já concentram mais 42% das mortes por Covid-19 em Nova Andradina. Em 12 meses da doença no município foram registrados 35 óbitos na cidade. Em janeiro, fevereiro e março deste ano, até agora 15 perderam a vida, enquanto nos nove meses anteriores foram 20 mortes.

Do total de mortes – 15 registradas - em 2021, 7 foram contabilizadas no mês de janeiro, 4 em fevereiro e outras 4 até a presente data, dia 22 de março. O número de pessoas infectadas neste mesmo período (500 casos confirmados), corresponde a aproximadamente 30% do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus no município desde o início da pandemia.

A taxa de letalidade da doença é de 2%, mesmo índice de Naviraí, porém, enquanto a Cidade Sorriso registrou 35 mortes, a Cidade Ouro do Conesul contabilizou 99 óbitos. Na análise do secretário de saúde, Sérgio Maximiano, o vírus tem se mostrado mais letal em algumas regiões. Além de Naviraí, este também é o caso de Corumbá (286 mortes) e Miranda (55).

“Naviraí tem quase o mesmo número de habitantes de Nova Andradina, mas apresenta quase 3 vezes mais óbitos”.

Ao comparar os dados da Covid-19 em todo estado, o prefeito Gilberto Garcia acredita que as ações preventivas adotadas de forma pioneira no município como a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos privados, aliado ao trabalho dos profissionais de saúde da linha de frente que atuam na rede municipal e no Hospital Regional, entre outras medidas restritivas foram fundamentais para minimizar os impactos da pandemia em Nova Andradina.

“Fomos a primeira cidade do estado a adquirir respiradores e a primeira a adotar o uso de máscaras nos ambientes públicos e privados. Estamos seguindo as recomendações do programa Prosseguir e decretos do governo estadual quanto as medidas sanitárias e higiene pessoal. Sem dúvida, tudo isso têm nos ajudado no enfrentamento da covid-19 de forma mais efetiva do que outros municípios”, pontua o prefeito.

Contudo, Gilberto Garcia disse que o momento é de alerta, de manter os cuidados e o distanciamento social. “O governo municipal é solidário com a situação do comércio noturno, mais atingido com as medidas restritivas, mas a saúde vem em primeiro lugar. Não podemos baixar a guarda. Precisamos que a população nos ajude cumprindo as medidas de biossegurança e evitem aglomerações”, ressaltou.

Decretos publicados e situação atual

O primeiro decreto com medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à doença veio em 21 de março. Desde então, várias resoluções foram tomadas como forma de diminuir os riscos de contágio e avanço da doença no município.

Atualmente, a cidade contabiliza 1667 casos positivos de Covid e 35 mortes, sendo, em média, 4,5 casos positivos por dia e 2,9 mortes por mês. Neste período, 1540 pessoas já se recuperaram da doença e 97 casos ainda estão ativos.

O município está na faixa laranja, com grau médio de risco da doença. Os boletins estão sendo mais divulgados diariamente no facebook da Prefeitura de Nova Andradina.