Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Cb image default
Divulgação

Para incentivar que cada vez mais mulheres amamentem, e como parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos”.

Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada nesta grande ação de incentivo ao aleitamento materno, que deve perdurar por todo o mês de agosto, mais conhecido como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pela amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Devido a pandemia do Coronavírus, que contraindica as aglomerações, as ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas individualmente nas unidades pelas equipes Estratégia de Saúde da Família (ESFs), responsáveis por acompanhar a puérpera e os respectivos recém-nascidos.

As orientações englobam: tipos de amamentação, vantagens do aleitamento materno, pega e posições corretas (técnica de amamentação), desmitificação de mitos e verdades, ordenha – quando necessário- e orientações gerais à família e a amamentação.

Além disso, todas as unidades de saúde oferecem, de maneira permanente, atendimento à mulher desde o planejamento familiar, passando pelo pré-natal e puerpério.

Qualquer munícipe que desejar mais informações sobre o aleitamento materno ou outra condição de saúde, pode procurar a ESF de seu bairro para os devidos esclarecimentos.

Nas redes sociais, todas as ESFs também estão realizando ações junto às comunidades. Exemplo disso foi dado pela ESF Morada do Sol, que no dia 1º de agosto – Dia Mundial da Amamentação, publicou imagens das mamães Ana Luiza (gêmeos), Maisa Sutel, Ana Hiago e Josiane Cuer – todas amamentando seus bebês.

Confira o vídeo oficial da campanha “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos”:

PGlmcmFtZSBpZD0iXzJka3BjZ3hrYiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC82ZDdsa2FQS3gtOD9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

O ato de amamentar envolve inúmeros benefícios, para todos, sem exceção. Assim, listamos abaixo algumas vantagens para o bebê e a família.

VANTAGENS PARA O BEBÊ:

• Alimento completo.

• Proteção contra infecções e alergias.

• Sempre pronto e na temperatura certa.

• Amor e carinho.

• Bom para a dentição e a fala.

• Bom para o desenvolvimento infantil.

VANTAGENS PARA A MÃE, O PAI E A FAMÍLIA

• Aumenta os laços afetivos.

• Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto.

• Faz o útero voltar mais rápido ao normal.

• É um método natural de planejamento familiar.

• Diminui o risco de câncer de mama e ovários.

• É econômico e prático.

• Não precisa ser comprado.

Amamentação e a Covid-19

Com a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orienta que a amamentação seja mantida no caso de infecção pela mãe. Isso porque não há constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno. E considerado também os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mulher.

É necessário que a mulher procure profissionais de saúde para ter informações sobre os cuidados necessários para amamentar durante o período de contaminação.