Vacinação dos idosos e portadores de doenças crônicas começa no dia 12 de maio, dia D da vacinação

O balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Nova Andradina mostra que, do dia 23 de abril até o dia 3 de maio, foram vacinadas 1856 pessoas, o que corresponde a uma cobertura média de 33,9% dos grupos prioritários para a vacinação.

Os dados foram repassados pela Vigilância Epidemiológica de Nova Andradina até o final da tarde desta quinta-feira, 3 de maio, e podem ser vistos no Quadro abaixo:

O secretário municipal de saúde, Norberto Fabri, explica que a vacina é a forma mais eficaz para prevenir contra a gripe. No entanto, a cobertura está abaixo do esperado: “Ainda há uma procura muito tímida da população. O vírus da influenza já circula no estado, e a população mais vulnerável precisa se proteger o quanto antes, pois nosso maior patrimônio é a nossa saúde. Procure a ESF mais próxima da sua residência e vacine-se”, alerta.

Como a imunização não é distribuída para todas as pessoas, as medidas de prevenção são fundamentais. “O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação no estado. Quanto mais cedo elas forem vacinadas, mais rápido elas estarão protegidas,”, afirma, destacando que as doses são disponibilizadas, gradativamente, aos municípios pelo Ministério de Saúde.

A campanha segue até o dia 1º de junho, sendo dia 12 de maio o Dia “D” de mobilização nacional. Nesta data, a equipe de imunização estará reforçada para atender todos os grupos de risco, inclusive idosos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.

Vale destacar que no sábado, 12 de maio, dia D de vacinação, o atendimento será realizado das 8h às 16h no CEM e Nova Casa Verde. Nesses locais, as equipes do município também vão atualizar outras vacinas. Portanto, a orientação para os pais ou responsáveis é para que levem a carteirinha para verificar a necessidade de imunização contra outras doenças.

Nos ESFs, a vacinação contra a gripe pode ser feita nos dias úteis, em horário comercial. Confira abaixo, os horários/datas de atendimento nas unidades de ESFs:

ESF Vila Beatriz, Morada do Sol e São Vicente – sala de vacinação aberta às segundas, quartas e sextas-feiras.

ESF Irman Ribeiro, Horto Florestal e Vila Operária - às terças e quintas-feiras

ESF Centro Educacional e ESF Nova Casa Verde – segunda a sexta-feira

CEM – segunda a sexta-feira, no período da manhã.