Governo Municipal entregou 70 tablets. Iniciativa visa modernizar o trabalho dos profissionais e otimizar o registro de dados

O município de Nova Andradina deu mais um passo importante na área da saúde com a introdução de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares. Essa iniciativa representa um reforço tecnológico importante para o desenvolvimento do trabalho realizado por esses profissionais.

Na manhã desta sexta-feira (16), uma solenidade realizada no Centro de Convenções "Silvio Ubaldino de Sousa" marcou a entrega de 70 tablets aos profissionais. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, a primeira-dama Joana Darc, secretários municipais, vereadores Leandro Fedossi, Arion Aislan, Cida Valdez, Josenildo Ceará e Pedro Soares, e representantes da saúde, como o diretor geral do Hospital Regional, Márcio Soares, e a coordenadora da Atenção Primária, Simone Marega.

O secretário Hernandes Ortiz iniciou o seu discurso justificando a ausência do prefeito Gilberto Garcia no ato e destacando a importância dos Agentes Comunitários de Saúde para a comunidade, reconhecendo o trabalho essencial que realizam.

"Os agentes de saúde desempenham um papel fundamental como porta de entrada nas residências, sendo responsáveis por uma avaliação abrangente de nossa comunidade. Vocês têm uma percepção única do dia a dia das pessoas, o que é de extrema importância para uma gestão eficaz. Como gestores, é nossa responsabilidade fornecer ferramentas e recursos para aprimorar ainda mais o trabalho de vocês", ressaltou.

Ortiz afirmou que essa ação faz parte da estratégia de informatização da Rede Municipal de Saúde, visando garantir o envio mais efetivo de relatórios ao Ministério da Saúde e contribuir para o aumento da nota no Previne Brasil.

Os tablets serão utilizados para alimentar o sistema federal e-SUS Território, responsável pelo cadastro e acompanhamento domiciliar do cidadão, além do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/SUS), facilitando a rotina de trabalho das equipes de Atenção Primária. Vale ressaltar que os equipamentos poderão ser operados mesmo offline, garantindo a continuidade do trabalho em locais sem conexão com a internet.

"Com essa medida, os registros realizados pelos Agentes de Saúde serão mais céleres, detalhados e enviados automaticamente ao Ministério da Saúde sempre que restabelecida a conexão com a internet", explicou o secretário Hernandes Ortiz.

Após a entrega dos tablets, os profissionais passaram por uma capacitação sobre o manuseio do equipamento com o diretor técnico da empresa responsável pelo sistema operacional.