Secretaria de Saúde tem condições de vacinar até 2700 pessoas por dia

William Gomes

Após reunião com todas as equipes, a Secretaria Municipal de Saúde definiu as estratégias de vacinação contra a covid-19 em Nova Andradina.

Nesta manhã de segunda-feira (18), o titular da pasta, Sérgio Maximiano, juntamente com a equipe de vigilância epidemiológica, se reuniu com o prefeito Gilberto Garcia para trazer as informações atualizadas sobre o início da vacinação no município.

Segundo o titular da pasta, Sergio Maximiano, toda logística por parte da secretaria está organizada, inclusive com os profissionais da Saúde e locais onde serão ofertadas as vacinas nesta primeira etapa.

A estrutura disponibilizada na rede municipal de saúde tem capacidade para aplicar a vacina em até 2700 pessoas por dia. “Caso viesse quantidade de vacina para todos os adultos acima de 18 anos (ou seja, para todos que podem receber as doses), em 17 dias, o município teria condições de imunizar toda a população. No entanto, neste primeiro momento, o município vai receber um número limitado de doses.

Esta informação foi confirmada através do Diário Oficial do governo de MS, desta sexta-feira (14), quando a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que o município receberá 2.832 unidades para vacinar 1.416 pessoas, já que são duas doses por pessoa. As vacinas serão transportadas pelas forças de segurança numa viatura oficial.

“O armazenamento das doses e a logística de distribuição já estão definidos. Logo que houver a liberação, as equipes da saúde já começam a vacinação”, comentou.

A secretaria já definiu as equipes de trabalho, como será feito o transporte das doses até as unidades de saúde e o cadastramento das pessoas vacinadas, em tempo real.

“De acordo com o cronograma de vacinação pelo Ministério da Saúde, nesta fase serão imunizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente (hospitais e ESFs), idosos acima de 75 anos e pessoas com mais de 60 anos que residem em asilos”, explicou Sérgio Maximiano.

Cuidados não devem parar – Mesmo aqueles que receberão a vacina para a Covid-19 devem manter os cuidados de higiene e as medidas sanitárias. “A Covid não vai desaparecer após a vacina, por isso, o uso da máscara, o distanciamento, a higienização das mãos, não podem parar. Nos ajudem a ajudar vocês”, pede o secretário.