Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Atividade reúne instituições de saúde para aprimorar registros de acidentes e agravos relacionados ao trabalho

Cb image default
Divulgação

O Programa de Saúde do Trabalhador realizou, no dia 6 de novembro de 2025, às 13h, uma capacitação no Campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A ação teve como finalidade fortalecer a vigilância e aprimorar os procedimentos de notificação de acidentes e agravos relacionados ao trabalho no município.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo secretário Hermes, e da Atenção Primária à Saúde, por meio da gerente Simone Marega. A organização ficou a cargo do Programa de Saúde do Trabalhador do Município, coordenado por Izaura Machado Rodrigues da Macena, com participação da equipe técnica, representada pela servidora Tharcila Maria do Amaral, técnica em Vigilância Sanitária.

A capacitação foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e reuniu profissionais da Atenção Primária, do Hospital de Amor, Hospital Regional, Hospital Cassems e da Rede Municipal de Especialidades. A formação foi conduzida pela enfermeira do trabalhador Carini de Souza Luciano e pela sanitarista Isabela Alves de Souza, ambas integrantes do CEREST.

Cb image default
Divulgação

Durante o encontro, foram abordados estudos de casos de acidentes de trabalho, orientações sobre o correto preenchimento das fichas de notificação e diretrizes para a organização e qualificação do fluxo de notificação no município. As instruções tiveram como foco a ampliação e a melhoria do registro de agravos que ainda apresentam subnotificação, como LER/DORT, intoxicação exógena, Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), câncer relacionado ao trabalho, acidentes com material biológico, agravos de saúde mental relacionados ao trabalho, distúrbios vocais ocupacionais e acidentes de trabalho em geral.

A ação reforça o compromisso do município com a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento da rede de atenção e para a valorização da educação permanente em saúde.