Primeiro mutirão do ano inicia no bairro São Vicente. Os demais bairros seguirão o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensificará os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O primeiro mutirão do ano terá início no próximo sábado (27), concentrando-se inicialmente no bairro São Vicente.

A ação visa eliminar criadouros potenciais em meio ao período chuvoso e altas temperaturas propícias à proliferação do mosquito. Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, com o suporte de diversas secretarias, participarão ativamente da coleta de objetos que podem acumular água, tais como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos, que frequentemente ficam expostos à chuva.

Um caminhão será utilizado para o recolhimento de todo o material. A população ainda será orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes e poderá tirar dúvidas.

A ação começa no quadrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Vicente, devido à maior incidência de casos registrados na região. Os demais bairros seguirão o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, enfatiza que a mobilização é essencial para mitigar o risco das doenças e destaca a importância da participação da comunidade no processo de prevenção. "A prevenção é a chave para evitar doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e a colaboração de todos é essencial para o sucesso desse mutirão e a proteção da saúde da população”, afirmou.

Ortiz ressalta que apesar de as equipes estarem diariamente nas ruas, o alerta é para que a população contribua, permitindo a entrada dos agentes na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo como criadouro para o mosquito.