Seguindo determinação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o prefeito José Gilberto Garcia decretou nesta quinta-feira, 25 de março de 2021, medidas de restrição mais duras para conter a propagação do Coronavírus e reduzir a lotação de leitos de UTI, que já estão no limite em Nova Andradina e em todo Estado. O objetivo é um só: “Salvar vidas”.

Segundo o decreto 2.763, Nova Andradina adota, integralmente, as disposições do estadual 15.638, que proíbe o funcionamento de algumas atividades e serviços no período de 26 de março a 4 de abril, estabelece novo toque de recolher das 20h às 5 horas e proíbe eventos em espaços públicos ou em espaços privados de acesso ao público ou de uso coletivo.

Durante live transmitida ao vivo pelo facebook da prefeitura de Nova Andradina, o secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, e o assessor jurídico, Daniel Bastos, explicaram em detalhes as normas previstas no decreto, publicado na data de hoje e que começa a vigorar a partir desta sexta, dia 25 de março.

Conforme a determinação estadual, apenas os serviços essenciais estão com atividades normais.

Está proibida a circulação de pessoas e veículos, realização de atividades e o funcionamento de serviços, estabelecimentos comerciais e empreendimentos de segunda a sexta-feira, das 20 às 5 horas; e aos sábados e domingos, das 16 às 5 horas.

As exceções são serviços públicos indispensáveis à vida e à segurança; casos de emergência e urgência; serviços de saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes em postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis; hipermercados, supermercados e mercados e transportes intermunicipais.

No caso dos mercados, supermercados e comércio em geral está proibido o consumo de alimentos e bebidas no local. Estão restritas ainda atividades, eventos, reuniões e festividades que possam acarretar em aglomeração de pessoas. Centros esportivos, academias e salões não poderão funcionar. E até mesmo as atividades e serviços autorizados terão a limitação de atendimento ao público de 50% com distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa.

Consultórios odontológicos, fisioterapeutas, terapias ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos podem fazer o atendimento remoto ou à distância, podendo ser presencial somente em casos de urgência, emergência ou de pessoas que necessitem de acompanhamento especial e contínuo.

O comércio de peças para máquinas e veículos deve ser, exclusivamente, sob a modalidade de delivery. Lojas de roupas, acessórios e materiais de construção, por exemplo, podem manter serviço interno e atender como delivery ou drive-thru.

As creches estão fechadas. Já as escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio, técnico-profissionalizante, superior e pós-graduação, somente poderão funcionar em sistema de atendimento remoto ou à distância.

Equipes da segurança pública estadual com apoio dos fiscais de vigilância sanitária municipal farão abordagens e qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento das normas por meio do telefone 190.

A Prefeitura estará aberta das 7 às 13h para atendimento aos munícipes. Não funcionará para atendimento na quinta-feira, pois foi decretado ponto facultativo e sexta-feira santa, feriado nacional.