Pacientes são profissionais de saúde que tiveram contato com pessoa infectada. Ambas estão em isolamento domiciliar

João Cláudio

Nova Andradina registrou dois primeiros casos de COVID-19 nesta terça-feira, dia 31 de março. O anúncio foi feito em live transmitida na página do facebook da Prefeitura pelo prefeito Gilberto Garcia, pelo atual secretário Arion Aislan e o futuro secretário da pasta Sérgio Maximiano, após a confirmação oficial no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os pacientes são profissionais da saúde (um homem de 35 anos e uma mulher de 22 anos) que tiveram contato com paciente infectada, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretária Municipal de Saúde. As amostras foram processadas no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), no dia 28 de março.

O prefeito Gilberto Garcia abriu suas palavras demonstrando muita preocupação com a confirmação dos dois primeiros pacientes que testaram positivo para o Covid-19.

“Saí do meu isolamento para dar essa péssima notícia. O Vale do Ivinhema perde sua primeira vítima pelo Coronavírus, moradora da cidade vizinha Batayporã. Além de dois casos de Nova Andradina comprovados. É um dia de muita tristeza, mas estávamos preparados para este momento, na medida do possível pois temos limitações de profissionais, epis (equipamentos de proteção individuais), uma estrutura hospitalar com apenas 16 leitos e 14 respiradores”, comentou.

Gilberto disse que o fato dos pacientes infectados serem da saúde é ainda mais preocupante, porque a população depende desses profissionais. “São jovens, espero que se recuperem rapidamente, porque a luta é árdua”, completou.

João Cláudio

Arion Aislan confirmou que no momento, o município tem outros casos sendo investigados, porém não estão contabilizados na lista oficial da SES. O secretário que se despediu do cargo nesta data em virtude da lei eleitoral, reiterou sua inquietação com o avanço da doença.

“Estamos lutando contra um inimigo invisível. Não sabemos de onde vem, quando vem. Todo esse trabalho árduo, solicitando isolamento familiar é para que outras pessoas não se contaminem. Chamo atenção a consciência das pessoas e peço que fiquem em casa, que façam a higienização das mãos e tomem os cuidados preventivos”, reiterou.

O secretário citou ainda diversas ações que estão sendo executadas para conter o possível risco de contágio pelo coronavírus, entre eles a higienização das ruas e locais de grande circulação de pessoas.

Antes de se despedir, Gilberto Garcia confirmou que alguns setores do comércio estão liberados para trabalhar, mas a população e os comerciantes não podem deixar de lado os cuidados de higienização e as medidas de isolamento familiar.

“Flexibilizamos o nosso decreto a partir de hoje e estamos monitorando para nos próximos 5 dias o comércio voltar a funcionar. Fui comerciante e sei como é difícil perder um dia de serviço. Imagino 10 ou 15 dias que estamos perdendo. Mas, tenho fé e vamos vencer essa batalha. Na terça-feira que vem voltamos a trabalhar”, disse esperançoso o prefeito.

Todos os dias, por volta das 16h30, a Prefeitura de Nova Andradina informa via live no Facebook os casos suspeitos, investigados, descartados e dicas de quarentena. Acompanhem!