Trata-se de dois servidores do Hospital Regional, 1 comerciante e uma professora.

A Vigilância Epidemiológica Municipal confirmou nesta sexta-feira (19) mais quatro casos de Covid-19. Trata-se de dois servidores do Hospital Regional de Nova Andradina, 1 comerciante e uma professora.

A cidade agora tem 20 pacientes que testaram positivo para o coronavírus, sendo que 15 estão curados, 5 ativos (isolamento familiar) e outros 3 casos em investigação.

As informações constam no boletim epidemiológico transmitido online com a participação do títular de saúde, Sérgio Maximiano, e o diretor geral do HR, Norberto Fabri.

Diante do aumento exponencial da doença na região, as autoridades de saúde destacaram a importância do uso de máscaras e do distanciamento social. Para ambos, falta comprometimento de parte da população, que insiste em viajar, circular pelas ruas, fazer festas, rodinhas de tereré, enfim, teimam em não cumprir as normas e determinações sanitárias.

“A máscara é um cuidado essencial consigo mesmo e com o próximo. Agora é obrigatório a sua utilização, quem descumprir pode ser multado. Porém, nosso foco não é a punição, é a prevenção. Contamos com a colaboração de todos. É uma atitude simples que pode salvar vidas. Os fiscais estarão nas ruas para fazer valer essa condição para que tenhamos controlada as taxas de contaminação”, ressaltou Sérgio.

Testagem no Hospital Regional: dois positivos

Já o diretor geral Norberto Fabri deu todas as informações sobre a testagem rápida realizada nos funcionários do Hospital Regional. Até o presente momento, 238 profissionais das áreas administrativas e operacionais ativos se submeteram ao teste, sendo 2 positivos.

“Os trabalhadores diagnosticados com a doença são de setores distintos e não tiveram contato entre si. Não apresentam nenhum sintoma, foram afastados das suas funções e estão em isolamento. Após 7 dias, novos exames serão realizados, sendo que só serão liberados para retornar ao trabalho após a confirmação de que estão totalmente curados”, informou.

Após a confirmação desses dois casos positivos, todos os profissionais que atuam nestes setores foram testados e os exames deram negativo.

“Isso demonstra que o uso correto dos equipamentos de segurança e de medidas de higienização como o uso de álcool em gel são eficientes e evitam a propagação do vírus”, completou o diretor Fabri, agradecendo a parceria do governo do estado na disponibilização dos kits de testes rápidos.

Norberto Fabri confirmou ainda que todos dos profissionais que apresentam síndromes gripais são afastados preventivamente visando assegurar a segurança dos colaboradores e dos usuários do hospital.

A unidade obedece a todos os protocolos de saúde e segurança preconizados pelo Ministério da Saúde. Além disso, conta com todo o arsenal de medicamentos e equipamentos necessários, sendo referência no tratamento da Covid-19 para toda a região do Vale do Ivinhema.

Todos os detalhes podem ser conferidos no vídeo de hoje publicado no Facebook da Prefeitura através do link: