Sob a supervisão de um médico, acadêmicos realizam consultas, prescrição de medicamentos, acompanhamento de cirurgias, entre outras atividades

Foto: João Claudio

A parceria entre Prefeitura de Nova Andradina, Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba e Uniderp Anhanguera de Campo Grande para a atuação de acadêmicos do curso de medicina no hospital e nas unidades básicas de saúde já está trazendo benefícios à saúde da população nova-andradinense.

Esta afirmação foi feita pelo médico Ygor Saraiva, do corpo clínico do HR, que esteve em reunião com o prefeito Gilberto Garcia na tarde desta sexta-feira (22), acompanhado do secretário de saúde, Arion Aislan e os estudantes do sexto ano Ian Matheus Souza Vieira, Letticia Parreira Neves e Tatiana Aparecida Holosback Lima.

Foto: João Claudio

Conforme o termo de cooperação firmado, a cada 7 semanas um grupo formado por 4 estudantes prestarão serviços dentro do Pronto Socorro do HR e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Centro Educacional e Horto Florestal.

Na avaliação do médico Ygor Saraiva, apesar da parceria ter iniciado há apenas 25 dias, é possível já sentir uma melhora nos atendimentos.

“A presença dos universitários agiliza o atendimento no PS do Hospital. Houve uma diminuição na fila de espera, pois os acadêmicos realizam vários tipos de procedimentos como consultas, prescrição de medicamentos, acompanhamento de cirurgias, passam visitas para atender os pacientes internados, enfim, fazem o atendimento normal de um profissional. Tudo com a supervisão e acompanhamento do médico que está trabalhando no plantão naquele horário”, revela.

Foto: João Claudio

A assinatura deste convênio ainda renderá ao município outros benefícios como o encaminhamento de até 8 pacientes por semana para consultas (cumulativas) no Centro de Especialidades Médicas (Cemed) da Uniderp, de acordo com a demanda por especialidades e disponibilidade de vagas.

Gilberto Garcia agradeceu aos universitários que se dispuseram a vir para Nova Andradina atender a população. “Vocês estão em vias de se tornarem médicos. Então, essa experiência é importante e enriquecedora, pois podem vivenciar a realidade de um hospital do interior que recebe 8 municípios da região, com uma demanda grande por atendimentos em diversas especialidades. Na outra ponta, conhecem o dia a dia de uma unidade de saúde, onde é importante a aproximação com os pacientes. A saúde de Nova Andradina só tem a agradecer pela vinda de todos”, destacou o prefeito.

Vale destacar que segundo o termo de cooperação, o município se responsabiliza pela hospedagem e alimentação aos acadêmicos do 11° e 12° semestre e à supervisão docente, durante o período de realização das atividades do estágio.